Demais estaduais

Federação Paranaense pretende voltar campeonato até domingo

Foto: Divulgação/Coritiba

A Federação Paranaense de Futebol, a FPF, pretende voltar com o campeonato estadual até, no máximo, domingo (18). Segundo informações do Globo Esporte, o planejamento inclui três alternativas para o retorno da competição.

                 

Com as voltas das séries B e A do campeonato brasileiro a partir do dia 9 e 8 de agosto, respectivamente, o medo da FPF é que não seja possível encerrar o paranaense antes das competições nacionais. Apesar da indefinição, o planejamento depende da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, que ainda não respondeu o pedido protocolado.

Planejamento

O plano A é de começar as atividades no sábado, com cada clube em sua respectiva cidade. Essa proposta depende também da liberação da prefeitura de Curitiba, já que as restrições da cidade foram prorrogadas até a semana que vem.

Caso a prefeitura da capital e a Secretaria Municipal de Saúde não liberem os jogos, o plano B pretende levar os jogos para outras cidades. O Operário, de Ponta Grossa, disponibilizou o seu estádio, o Germano Krüger, para a realização das partidas de Athletico, Coritiba e Paraná.

Além dos clubes da capital, o Rio Branco também pode enfrentar dificuldades para mandar os jogos sem sua cidade. A prefeitura de Paranaguá negou a realização de jogos na cidade.

A terceira opção da federação paranaense é levar os jogos da Curitiba para Joinville, em Santa Catarina. No entanto, a proposta perdeu força após o campeonato catarinense ser paralisado por duas semanas nesta segunda-feira (13).

Urgência para a volta

Os clubes paranaense buscam a volta do campeonato por conta da questão financeira. Pelo lado dos times que tem calendário pelo resto do ano, a urgência é para que o clube volte a girar as receitas de transmissão.

O Coritiba, que enfrenta problemas em suas finanças, teve seu pedido de renegociação das dívidas trabalhista negado na última quinta. O clube pode recorrer, mas precisa da receita do estadual girando para equilibrar as contas.

Nesta segunda-feira, o Athletico foi proibido pela FIFA de contratar durante o período de duas janelas de transferência devido à pendência do atleta Rony, atualmente no Palmeiras.

Do ponto de vista dos clubes que não vão disputar campeonatos nacionais, a urgência é que para consigam liberar os atletas e limpar a folha salarial. O Rio Branco, de acordo com o registro do site da FPF, tem apenas 15 atletas disponíveis para a disputa da competição.

Próxima fase

Nas quartas de final do campeonato, que a princípio ocorrem em jogos de ida e de volta, os duelos são os seguintes:

  • Coritiba x Paraná Clube
  • Athletico x Londrina
  • FC Cascavel x Rio Branco-PR
  • Operário-PR x Cianorte

PSTC e União Beltrão rebaixaram para a segunda divisão do campeonato paranaense, enquanto Cascavel CR e Toledo permanecem na elite da competição, mas não conseguiram vaga na próxima fase.

Para saber tudo sobre o Futebol Paranaense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Governo do Paraná suspende decreto e Campeonato Paranaense pode retornar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo