Campeonato Paulista

Federação Paulista decide enviar proposta de volta aos treinos ao Governo de SP

A FPF divulgou nota, nesta sexta-feira (05), anunciando que, após reunião com os mandatários dos 16 clubes da elite do futebol paulista, enviará nova solicitação para que os clubes que estão em cidades que não estão “liberadas” voltem a treinar em campo.

O argumento principal da Federação para retomada dos treinamentos é que o risco de contaminação no meio do futebol seria menor do que em outras áreas que serão contempladas pelo plano de flexibilização, como os shopping centers.

A NOTA

“A Federação Paulista de Futebol e os Clubes do Campeonato Paulista Série A1 – 2020 realizaram reunião virtual nesta sexta-feira, 5 de maio de 2020, a fim de atualizar os acontecimentos em decorrência da Pandemia de COVID-19 e a retomada do futebol, quando esta for autorizada. Neste sentido, prezando pela transparência, listamos abaixo os temas tratados na videoconferência:

•    Diante da flexibilização da quarentena anunciada pelas autoridades públicas paulistas, inclusive com liberação a shoppings, que contam com cuidados menos rigorosos do que os previstos pelo protocolo do Futebol Paulista, a FPF e os clubes encaminharão novamente ao Governo do Estado e às Prefeituras proposta minuciosa voltada à retomada dos treinamentos nas cidades em que estes ainda não foram liberados;

•    O novo protocolo irá prever a testagem de todos os profissionais, com retomada gradual dos treinamentos, iniciando com atividades individuais e em ambientes abertos;

•    Com a expectativa de uma resposta do Governo do Estado neste período, realizaremos na próxima terça-feira, 11h, uma nova reunião para reavaliar a situação do retorno.”

CONTRADIÇÃO

A decisão conjunta dos clubes com Federação Paulista de Futebol vem um dia depois do Brasil atingir novo recorde de mortes em 24 horas, com 1473 óbitos registrados na última quarta-feira (04). Dessas mortes, 285 pessoas eram do estado de São Paulo, que segue sendo o mais afetado pela pandemia.

Figuras e instituições importantes do futebol paulista também já haviam se manifestado contra o retorno precoce do esporte no estado.

(Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

No dia 26 do último mês, Andrés Sánchez, presidente do Corinthians, publicou carta aberta afirmando a postura contrária à volta dos treinamentos antes do controle da pandemia.

No mesmo dia, o Palmeiras, por meio de um vídeo publicado em suas redes, dizia: “O futebol vai voltar, mas no momento certo e sem pressão. Afinal de contas, o que mais importa pra gente são vocês.”

Já Vanderlei Luxemburgo, em entrevista concedida ao Estadão na última quinta (04), externou incômodo sobre o descolamento do futebol em relação à sociedade.

“O futebol não pode estar fora da pandemia. A pandemia faz parte de uma totalidade”, opinou o treinador.

“O futebol tem de voltar dentro daquilo que for feito para a sociedade. Liberou para a sociedade, libera o futebol. Não pode ser diferente. Não deixamos de ser cidadãos por sermos profissionais de futebol. Não podemos ser tratados de forma diferente de todos. O grande erro é este”, declarou em outro trecho da entrevista.

O QUE DIZ O GOVERNADOR JOÃO DÓRIA

Quase simultaneamente, o governador João Dória (PSDB) concedia entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Um dos pontos abordados pelo político foi justamente o retorno das atividades esportivas no estado.

(Foto: Reprodução)

“Todas as medidas do governo de São Paulo são amparadas na saúde, mas com diálogo com os envolvidos. Não há uma posição definida sobre o prazo para o retorno do futebol e outros esportes”, declarou.

Complementando a fala do governador tucano, Carlos Carvalho, médico e membro do Comitê de Contingência, revelou que essa discussão deverá ser levada ao Comitê de Crise nas próximas duas semanas, para uma abertura segura, caso seja possível.

“Temos contato com as federações. Estamos esperando que elas apresentem os protocolos dos clubes para colocarmos em discussão de forma mais detalhada se vai ser possível voltarmos com os campeonatos”, afirmou Carlos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo