Cruzeiro

Felipão destaca bom trabalho com Sóbis e fala sobre golaço: ‘Obra de arte e estudo’

Felipão destaca bom trabalho com Sóbis e fala sobre golaço: 'Obra de arte e estudo'
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro goleou o Brasil de Pelotas por 4 a 1, na noite desse sábado (5), no Mineirão. Com a vitória, a Raposa subiu para a 11ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos e se distancia ainda mais da zona de rebaixamento. O técnico Felipão concedeu uma entrevista coletiva após a partida valorizando o resultado e as vantagens de sair na frente do placar.

– (A vitória) Pode significar um pouco mais de confiança da equipe, deve significar que temos uma boa equipe, que é necessário conhecer o adversário para que a gente não corra tantos riscos. Mais uma vez está comprovado, saindo na frente no resultado, a gente tem uma equipe mais compacta, mais criativa, com mais confiança e é isso que aconteceu -disse o treinador.

Apesar dessa ser a melhor posição na tabela do Cruzeiro desde a chegada de Felipão, o treinador celeste permanece com o discurso de se manter na Série B e escapar do Z-4, mas não deixou de fazer uma projeção para o futuro.

– Há nove rodadas atrás, se não me engano, nós éramos 19º colocado, agora somos 11º, estamos a oito ou nove colocações da parte ruim e, no mínimo sete da que nos dá uma felicidade enorme, que é a classificação. Mas, desses sete ou oito que estão na nossa frente, cada um tem seis a dez pontos a nossa frente e nem todos vão perder ao mesmo tempo, e nem nós vamos ganhar todos ao mesmo tempo. Então, nós vamos fazer o que estamos preparados para fazer, sair da zona de baixo, sair do desconforto, estar ali pelo oitavo ou sétimo lugar. Dependendo de outros resultados, nós estaremos em uma situação altamente confortável em relação a não sair da Série B e ainda podemos pensar em alguma coisa no futuro – ponderou Felipão.

Desde a chegada de Felipão ao Cruzeiro, o clube celeste contratou dois jogadores experientes: William Pottker e Rafael Sóbis. O treinador nunca escondeu sua preferência por atletas com mais bagagem, mas, na entrevista, o técnico explicou a relação de juventude e experiência no elenco cruzeirense.

Eu não tenho nada que criticar com o que aconteceu anteriormente, ou sobre ideias anteriores, porque cada um pensa de um jeito. O grupo que está dirigindo (o Cruzeiro) contratou entendendo a minha maneira de pensar de que os jovens são necessários, mas não são eles que conseguem carregar o clube neste momento, são os mais experientes. Isso dá um pouco mais de tranquilidade aos mais novos para que eles possam aparecer, possam jogar. Então, não podemos sobrecarregar os jovens e nem os mais velhos, é um misto. Aos poucos eles vão se entendendo e se adaptando as situações. Não é porque ganhamos hoje que está tudo certo, ainda há muito tempo e subir 10, 12 ou 14 meninos ao mesmo tempo é impossível ter uma organização para o ano todo. Não existe isso, principalmente na Série B.

Rafael Sóbis

Destaque absoluto da goleada desse sábado, Rafael Sóbis roubou qualquer cena após marcar seu segundo gol na partida, chutando antes do meio de campo e estufando as redes de uma forma que nem Pelé conseguiu. Apesar de reconhecer a beleza do gol marcado pelo atacante, Felipão também valorizou o estudo dos adversários que sua comissão faz junto com os jogadores.

– O gol do Sóbis foi uma obra de arte e um estudo que foi feito por nós juntos. Sabíamos que o goleiro adversário joga sempre muito adiantado, então, quando pegou um jogador inteligente, aconteceu o que aconteceu.

Quando Rafael Sóbis chegou ao Cruzeiro, Felipão sempre demonstrou muito carinho pelo jogador. Ambos tem uma relação longínqua de amizade, entretanto, é a primeira vez que o jogador e treinador trabalham juntos. Até o momento o trabalho tem dado muito certo, com o atacante alcançando a artilharia do time com apenas cinco jogos.

– É uma pena que só no final da minha carreira esportiva eu tenha trabalhado com o Sóbis. A gente é amigo há praticamente 20 anos. Estamos juntos agora e é uma alegria muito grande, porque ele é um jogador inteligentíssimo e tem um caráter, um comando, uma forma de ver e encarar os jogos e treinamentos diferente de muita gente. Então, ele veio para o Cruzeiro também porque o Cruzeiro, através de uma situação que já existia e que poderia ser acertada, e foi acertada e que ficou ótima para o Cruzeiro, ótimo para o Sóbis e melhor para mim, porque eu tenho um jogador altamente qualificado e que eu sinto pena de estar trabalhando só agora, pois poderia ter trabalhado há 10 ou 15 anos atrás – disse Felipão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo