Cruzeiro

Felipe Conceição destaca coragem do Cruzeiro e aponta ‘trunfo’ para vitória no clássico: ‘Jogar como a gente vem jogando’

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro venceu o clássico centenário contra o Atlético-MG, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, por 1 a 0, no Mineirão, neste domingo (11). O gol celeste foi marcado por Airton, com passe de Rafael Sobis. E, após o fim da partida, o técnico celeste, Felipe Conceição, concedeu entrevista coletiva e destacou a coragem e entrega dos atletas da Raposa em campo, o que, para ele, foi fundamental para vencer o maior rival. Além disso, ele revelou o “trunfo” para vencer e garantir três pontos na disputa do Estadual.

— O trunfo foi jogar como a gente vem jogando e construindo, a gente não fugiu das nossas características por causa do adversário. Acho que isso foi a demonstração de força que nós tivemos e jogamos como vínhamos jogando, e como estamos construindo esse tipo de jogar no Cruzeiro. Viemos para isso e os atletas, hoje, foram muito disciplinados, tiveram coragem e tiveram confiança de manter o nosso padrão, independente do adversário que tivemos hoje, e isso me deixa muito feliz.

Felipe Conceição exaltou, também, a partida coletiva do Cruzeiro. “Um grande jogo contra um grande adversário de Série A”, segundo o treinador. Ele, inclusive, analisou o confronto e declarou a vitória da Raposa como merecida, haja vista a superioridade celeste em campo. Porém, o comandante estrelado acredita que ainda há muito o que ser trabalhado e evoluído.

— Foi uma vitória espetacular pelo contexto. Soubemos ser disciplinados o suficiente, ter uma entrega que o jogo pedia e dentro do jogo. O que me deixou mais feliz foi a manutenção do padrão de jogo o tempo todo. Jogos assim são decididos em detalhes e a gente conseguiu dentro dessa disciplina e dessa entrega dos atletas ser superior. Foi uma vitória merecida, estão todos de parabéns. Não ganhamos nada ainda, estamos iniciando a temporada, onde o objetivo principal é o acesso e, hoje, colocamos mais um tijolinho nessa caminhada. Os atletas demonstraram muita disciplina, muita entrega, e isso foi o “xis” do jogo. Estão todos de parabéns e vamos continuar trabalhando, porque tem muito o que evoluir ainda — disse.

OS DIAS ANTERIORES AO CLÁSSICO…

Felipe Conceição comentou, também, como foi a expectativa para o clássico do Cruzeiro diante do Atlético-MG. Segundo ele, houve frio na barriga, mas a mensagem principal foi passada e cumprida para e pelo elenco.

— Meus dias foram de muito trabalho como são todos. Para toda partida eu me preparo bastante, trabalho bastante para analisar o adversário, para mostrar os atletas por onde nós iremos e onde a gente vai fechar o adversário, o ataque do adversário. Enfim, foi uma rotina normal com aquele friozinho na barriga de clássico, mas o trabalho foi o mesmo, a mensagem para os atletas foi de que a gente tem um trabalho iniciando, mas que tem uma construção e que a gente não fugisse desse trabalho, mantivemos o nosso padrão que vem sendo construído e crescemos em mais uma partida. Naturalmente, jogamos melhor e tivemos realmente uma entrega e disciplina tática fundamental para sair com a vitória.

PADRÃO EM CAMPO

O técnico do Cruzeiro relatou, ainda, um crescimento coletivo, o que, para ele, é importante para que a equipe tenha um “padrão”. Porém, destacou a importância de se ter um trabalho que favoreça o crescimento individual, principalmente dos mais jovens.

— Isso que me dá prazer, é uma coisa que eu foco muito nesse crescimento dos jovens, porque eu sei da importância, também, para o clube, para o retorno financeiro esportivo do clube. Fico feliz com o crescimento deles e com o crescimento da equipe. Acho que estão todos crescendo, seja individualmente ou coletivamente, e demonstra o processo diário. Independente do atleta que está vestindo a camisa no dia.

Felipe Conceição pontuou, também, sobre a importância de se ter todos os atletas à disposição do elenco e utilizá-los quando possível, haja vista a necessidade de ter peças disponíveis para reposição. Na véspera do clássico, por exemplo, Manoel pediu para não atuar e deixar o clube, já que não houve conversas para renovação.

— Isso demonstra a importância que eu disse desde a primeira chegada, que a importância era o grupo, trabalhar todos para que todos estejam bem, porque é um temporada difícil, de muitos jogos, encurtada de novo e que espreme o calendário e a gente tem que ter o gás e a participação de todos para vencer e alcançar o objetivo que a gente quer, e isso tem sido demonstrado, independente do atleta que joga, temos mantido o padrão. Isso faz parte do nosso trabalho diário, da valorização de todos e não só de um ou dois.

SISTEMA DEFENSIVO

Mais uma partida sem sofrer gols e o Cruzeiro segue com a melhor defesa do Campeonato Mineiro, com apenas três gols sofridos em nove jogos. E Felipe Conceição comentou o bom momento defensivo durante a coletiva. Ele destacou que a busca pelo gol também tem sido uma marca importante da equipe.

— Mesmo tendo essa consistência defensiva, o mais importante disso é que a gente tá jogando para frente. Apesar de ter esse número na parte defensiva, é uma equipe que busca o gol o tempo todo e isso nos deixa orgulhosos dos atletas, porque o que a gente tá construindo, estamos conseguindo ver dentro de campo. É um processo que a gente tem que continuar, ainda tem uma margem de crescimento grande e a gente precisa ter humildade mesmo com essa grande vitória, de continuar o nosso trabalho no dia a dia, de continuar se empenhando ao máximo para levar o clube no objetivo final que é o acesso à série A.

Feliz pela vitória, Felipe Conceição, por fim, destacou que quarta-feira tem mais jogo em uma outra competição, de um jogo só e em um outro cenário. “Temos que descansar e nos preparar”, disse. O Cruzeiro volta  a campo diante do América-RN na próxima quarta-feira (14), às 21h30, pela Copa do Brasil, na Arena das Dunas.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo