Cruzeiro

Felipe Conceição avalia vitória do Cruzeiro e justifica oscilação no segundo tempo

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Neste domingo (4), o Cruzeiro venceu o Boa Esporte por 1 a 0, no Estádio do Melão, em Varginha, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Mineiro de 2021. Após o apito final, em coletiva, o técnico celeste, Felipe Conceição, avaliou o desempenho do time estrelado. Para ele, foi um bom jogo, porém, com oscilações no segundo tempo, muito em razão do forte calor.

— Calor, horário do jogo, a gente estava pressionado dentro da competição de ter que ganhar para buscar a classificação para as semifinais. Enfim, por tudo isso, nós fizemos um bom jogo, continuamos nosso processo de evolução na parte ofensiva, principalmente no primeiro tempo, com uma consistência muito boa e um ritmo muito bom de jogo. E, no segundo tempo, a oscilação é um pouco normal pelo calor, pelo processo que estamos buscando para manter o máximo de ritmo possível que estamos implementando. Isso é importante e os atletas estão cumprindo. Enfim, méritos todos dos atletas. Estamos colocando um tijolinho a cada jogo e vamos seguindo nas caminhadas.

Felipe Conceição também elogiou a intensidade da equipe, que, segundo ele, buscou a todo instante o gol, tendo chances até o fim da partida, apesar da queda de rendimento. 

— A intensidade que cobro dos atletas nos treinamentos e nos jogos é alta, por isso que eu falo sempre que existe uma adaptação a esse processo e a gente demonstrou isso em todo primeiro tempo. No segundo tempo, realmente tivemos algumas quedas de rendimento, a gente trocou, no sol forte e início de processo, isso é muito natural. Mas houve crescimento individual dos atletas e coletivo também. Aos poucos, a gente vai evoluindo tanto na parte ofensiva quanto na defensiva.

O técnico da Raposa comentou, ainda, sobre a ligação da intensidade com todos os atributos dos atletas: cognitivo e físico. Justamente por isso, para Felipe Conceição, a queda de rendimento não se correlaciona somente com a parte física dos atletas, tendo em vista que as substituições não influenciaram no padrão de jogo da equipe.

— Intensidade tem a ver com o cognitivo e com a parte física, e isso também gera uma adaptação aos atletas. Quando falo de processo, adaptação e construir uma coisa sólida passa por todo esse processo. É importante a gente manter esse ritmo máximo possível o máximo de tempo possível, que com o passar do tempo também vamos sustentar os 90 minutos nesse ritmo. Vários atletas já estão conseguindo e isso é muito positivo. Um ou outro que caiu um pouco antes, a gente fez as substituições e isso acontece durante o jogo. É natural, mas o mais importante é a gente não mudar a nossa maneira de jogar, não mudar a nossa agressividade, independente do horário de jogo e o calor.

EM FASE DE MATURAÇÃO

Por fim, segundo Felipe Conceição, a equipe, agora, está em uma segunda fase de trabalho,no qual o padrão nas escalações deve ser mantido com muito trabalho e tranquilidade.

—. É uma segunda fase. A primeira foi de experimentação, de colocar os atletas para jogar e entender o nível de cada um dentro do grupo. Agora, já é uma fase de consistência na escalação como foi a de hoje e o crescimento também devido ao natural dos atletas que estão entendendo o sentindo cada vez mais confiante naquilo que a gente está implementando. Estão mais leves dentro daquilo, porque está automatizando isso tudo, é o processo que a gente fala. Estamos bem com esse tipo de pressão, independente da idade e os atletas melhor ainda, basta ver o primeiro tempo do jogo, tranquilo, trabalhando a bola e agredindo o adversário. 

O Cruzeiro volta a campo diante do Coimbra na próxima quarta-feira (7), às 17h30, no Estádio Independência, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo