Vasco

Felipe Maestro assume Vasco interinamente enquanto clube negocia com Fernando Diniz

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - DECEMBER 04: Felipe "Maestro", head coach of Vasco da Gama looks on prior to the match between Vasco Da Gama and Atletico Mineiro as part of Brasileirao 2024 at Sao Januario Stadium on December 04, 2024 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

Técnico interino retorna ao comando do Vasco com foco na posse de bola e aposta em jovens e nomes em recuperação

(Photo by Buda Mendes/Getty Images)
— Continua depois da publicidade —

Com as tratativas em andamento para contratar Fernando Diniz, o Vasco terá Felipe Maestro como técnico interino. Esta será a segunda vez que o ex-jogador e atual diretor técnico assume o comando da equipe desde que chegou ao clube, em meados de 2024. Na primeira passagem, ele somou dois triunfos e um empate nas três rodadas finais do Brasileirão, deixando boa impressão, principalmente pela forma como recuperou alguns atletas que estavam em baixa.

ESQUEMA TÁTICO E FILOSOFIA DE JOGO

Felipe é adepto de um estilo de jogo baseado na posse de bola e na construção de jogadas pelo meio-campo. Em sua passagem anterior, abandonou o esquema com pontas usado por Rafael Paiva e adotou um 4-4-2 em losango. O time contava com um volante mais fixo, dois meias de movimentação intensa e Philippe Coutinho como o armador central, com Alex Teixeira como segundo atacante e Vegetti à frente. A formação deu resultado imediato: empate com o Atlético-GO na estreia, vitória contra o Atlético-MG e novo triunfo diante do Cuiabá fora de casa.

ALEX TEIXEIRA REVIVE BONS MOMENTOS

O curto período sob o comando de Felipe foi o melhor de Alex Teixeira desde seu retorno ao Vasco. Como segundo atacante, o camisa 7 marcou um gol e deu uma assistência, todas suas participações diretas em gols na temporada. Com Rafael Paiva e Fábio Carille, o atacante teve desempenho apagado e pouca influência ofensiva.

Publicidade

VOLANTE EM FOCO: JAIR E MATEUS CARVALHO

Jair, recuperado de grave lesão, foi ganhando ritmo com Felipe em 2024 e pode se firmar novamente com a nova chance. Sua presença dá mais qualidade e liderança ao setor. Já Mateus Carvalho, que perdeu espaço neste ano, foi titular em todos os jogos sob o comando de Felipe no ano passado e pode reencontrar espaço. O técnico enxerga potencial no volante, especialmente por sua força física e boa saída de bola.

JOVENS DA BASE PODEM GANHAR ESPAÇO

Felipe é entusiasta da base vascaína. Na ausência de Payet, Zuccarello pode ser acionado no meio-campo, além de nomes como Paulinho, Lyncon e Luiz Gustavo, todos do Sub-20. Já Rayan, considerado uma das maiores promessas do clube, pode ter papel importante como opção de velocidade e força no ataque.

Felipe terá nova chance de mostrar serviço — e pode ajudar o Vasco a ganhar fôlego enquanto o clube define seu futuro no comando técnico.



Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo