Olimpíadas

Fenômeno de 21 anos destrona campeões e é ouro no wrestling

O jovem Gable Stevenson, de apenas 21 anos, confirmou porque é considerado um fenômeno do wrestling mundial e conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na divisão até 125kg.

Atual campeão pan-americano, campeão da divisão 1 da NCAA, bicampeão consecutivo do Big Ten e tricampeão mundial nas categorias juvenis, o estadunidense venceu seu primeiro torneio de nível mundial sem classificação por idade e foi logo uma Olimpíada.

Para conseguir o ouro olímpico, Stevenson venceu o atual tricampeão mundial consecutivo e bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Geno Petriashvili, da Geórgia, em uma luta emocionante. O norte-americano controlou o combate desde o início, abrindo três pontos de vantagem com um 5 a 2, mas Petriashvili conseguiu se recuperar, dimuindo a vantagem para apenas um ponto.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

No minuto final, a luta parecia decidida, quando o georgiano virou o marcador para 8 a 5, mas literalmente no último segundo do duelo, Stevenson conseguiu pontuar e virou o placar para 10 a 5, conquistando a medalha de ouro.

Um dos campeões mais jovens da história do wrestling olímpico, Gable Stevenson falou sobre a virada no último movimento da luta

Eu já tinha uma medalha garantida, mas eu sabia que eu tinha uma última chance, tentar um último truque e ele caiu. Eu olhei para o relógio e ele marcava 0.3 e eu fiquei tipo, sem chance, inacreditável, muita coisa passou pela minha cabeça, minha expressão era de choque. Eu fiquei surpreso porque Estados Unidos não vencem nos pesos pesados há cerca de 20 anos e eu consegui fazer isso com apenas 21, todos falam sobre levar a medalha de ouro pra casa e eu fiz isso.

Com a vitória, Gable receberá cerca de 250 mil dólares da federação de wrestling dos Estados Unidos pela medalha de ouro. Para conquistá-la, ele atropelou todos os seus adversários até a final, destruindo o campeão olímpico de 2016, Taha Akgul, da Turquia, com uma vitória por 8 a 0 e Aiial Azarev, bronze no mundial individual, por 10 a 0, maior placar possível da luta livre.

Taha Akgul se recuperou da derrota e garantiu a medalha de bronze, que também foi conquistada pelo iraniano Amir Zare.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo