Ferj anuncia rompimento de contrato de transmissão do Carioca com o Flow, após apresentador defender ‘partido nazista’

Foto: Reprodução

A Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou o rompimento do contrato de transmissão do Campeonato Carioca pelo podcast Flow Sport Club. Em nota oficial divulgada na tarde desta terça-feira (08), após a repercussão de um vídeo em que Monark, apresentador do programa Flow Podcast, defendia a existência de um “partido nazista” no Brasil, a Ferj comunicou que encerrou a parceira o Estúdio Flow, que teria o direito de transmitir 16 partidas do Estadual de 2022.

O motivo pelo rompimento, cujo os diretos de transmissão são da empresa Sportsview para exibição pela Internet, foi um trecho do debate veiculado em um canal de poscast Flow, em que um dos apresentadores e sócio Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu entre os coisas que a lei deveria permitir a criação de um “partido Nazista” e o direito de pessoas serem “anti-judeus”.

Confira a nota da Ferj:

-A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo, regime cujos crimes contra a humanidade até os dias de hoje causam horror a qualquer um que preze pela vida.

A declaração do Monark foi feito em quanto ele entrevistava os deputados Kim Kataguiri (Podemos) e a Tabata Amaral (PSB), que inclusive rebateu o apresentador. Já Kim concordou com o posicionamento e em outro trecho falou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. No trecho que circula na Internet Monark diz:

– Eu acho que o nazista tinha de ter o partido nazista reconhecido pela lei. As pessoas não têm o direito de serem idiotas?

Ao ouvir isso, Tabata rebateu e respondeu que a existência do nazismo coloca em risco a vida dos judeus.

Além da Ferj, o clube carioca Vasco da Gama também se manifestou contrário a declaração do apresentador Monark e apoiou a decisão da Federação de romper o contrato com o Estúdio Flow.

Assim como a Confederação Israelita do Brasil (Conib) que emitiu um comunicado oficial repudiando a declaração:

– A CONIB (Confederação Israelita do Brasil) condena de forma veeemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o “direito de ser antijudeu”, feita pelo apresentador Monark, do Flow Podcast. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera “inferiores”. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica.

Através de um video publicado na sua rede social, o Monark se manifestou e no seu discurso o apresentar e sócio do Flow Podcast pediu desculpas e disse que foi insensível com a comunidade judaica. Além de dizer que estava bêbado, que foram 4h de conversas ele fez um convite “aos maiores desta comunidade (judaica) a virem conversar comigo e me explicarem sobre toda a história.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo