Automobilismo

Fernando Alonso volta ao pódio após sete anos: ‘Esperava muito por isso’

Fernando Alonso retornou ao pódio depois de sete anos no GP do Catar.

Foto: Divulgação / Fernando Alonso

Depois de sete anos de espera, Fernando Alonso voltou ao pódio na Fórmula 1! Na corrida do Catar, deste domingo, 21, o espanhol fez uma corrida numa estratégia arriscada de uma parada, conservou os pneus e conquistou o terceiro lugar no circuito de Losail, chegando a frente de Perez por 2s849.

                 
(Divulgação / Fernando Alonso)
Última vez de Alonso no pódio foi em 2014, na Hungria (Divulgação / Fernando Alonso)

O pódio no domingo é resultado também de um ótimo trabalho do Príncipe das Astúrias e da Alpine durante o fim de semana em Doha. No primeiro treino livre, Alonso foi 17º; no TL3, já marcou o sétimo melhor tempo; e na classificação, foi o quinto mais rápido do grid. Com as punições de Max e Bottas, ainda pulou para terceiro lugar na largada. Depois da corrida ainda revelou que pensava em atacar Hamilton na primeira curva: “Pensei que com o pneu vermelho [macio] poderia tentar passar Hamilton, mas não consegui”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Ainda assim, Alonso conseguiu manter o ótimo ritmo da Alpine e o carro número 14 conquistou seu pódio. O espanhol destacou o desempenho da equipe nessa corrida, lutando contra os líderes da Fórmula 1:

— O circuito é muito bom de dirigir e o carro foi fantástico novamente na corrida. Pudemos manter o ritmo contra o Perez, e na frente das McLarens e das Ferraris. Acredito que estávamos com um bom ritmo para quarto ou quinto lugar, arriscamos na estratégia de uma parada, mas conseguimos ficar no pódio com dois grandes pilotos em Max e Lewis. Estávamos pensando em pontuar constantemente até Abu Dhabi, e esse fim de semana foi muito positivo para nós.

(Divulgação / Fernando Alonso)
Fernando Alonso só teve elogios para o circuito estreante do Catar (Divulgação / Fernando Alonso)

Além de um resultado positivo para Alpine, o terceiro lugar de Alonso marca a volta do bicampeão da Fórmula 1 ao pódio da categoria. A última vez que o espanhol terminou uma corrida entre os três primeiros colocados foi na Hungria, em 2014, quando ainda pilotava pela Ferrari:

— Depois de sete anos esperando por um pódio, era difícil algumas vezes, você sobe e desce na carreira, e precisa continuar, nunca desistir. Isso mostra a determinação e dedicação para esse esporte. Você dedica sua vida para a Fórmula 1. Para treinar, praticar pra próxima corrida. Não importa se você tem 11 anos, 15 anos, ou eventualmente quando você luta pelo pódio como hoje. Eu amo correr, e esse pódio significa muito. Era exatamente o que eu estava tentando conquistar nesse retorno. O sentimento de ser competitivo, a champagne, e a preparação para 2022.

(Divulgação / Alpine F1 Team)
Bicampeão da Fórmula 1, Alonso também já pensa na temporada de 2022 (Divulgação / Alpine F1 Team)

A próxima chance da Alpine e de Fernando Alonso aumentarem a vantagem de 25 pontos para a AlphaTauri será na Arábia Saudita. Após um fim de semana de pausa, o evento começa na sexta-feira, 3 de dezembro, às 10h30 com o primeiro treino livre. A classificação para definir o grid é no sábado, 4, a partir das 14h. Já a largada para a corrida no domingo, 5, está marcada para as 14h30.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo