Automobilismo

Ferrari, Alfa Romeo e Mercedes divulgam datas e nomes dos novos carros

Carros da Mercedes, Alfa Romeo e Ferrari têm data e nome definidos para 2022.

Foto: Divulgação / Mercedes AMG F1

Falta menos de um mês para a chegada da pré-temporada da Fórmula 1 e nesse período as equipes da categoria divulgam suas novas pinturas, com mudança nos patrocínios, e nesta temporada há a novidade de mudança na estrutura dos carros. Nos últimos dias, Ferrari, Alfa Romeo e Mercedes deram os detalhes de quando apresentarão seus novos modelos para 2022, restando até o momento apenas Red Bull, Williams e Haas.

                 

Ferrari

Imagem com o carro da Ferrari vermelho, com o número 55 de Carlos Sainz, na pista de Fiorano (Divulgação / Scuderia Ferrari)
Carlos Sainz nos testes em Fiorano, no começo de 2022 (Divulgação / Scuderia Ferrari)

Seguindo a ordem cronológica de lançamentos, a escuderia italiana anunciou a data de lançamento do novo carro da Ferrari ainda no dia 17 de janeiro, para apresentarem o modelo no 17 de fevereiro, na quinta-feira.

Rodeado de expectativas de desafiar o título contra Mercedes e Red Bull, a Ferrari definiu o nome em ‘F1-75‘. Os italianos alteraram um pouco a estrutura da nomenclatura dos últimos sete nomes (que eram iniciados em SF, remetendo à Scuderia Ferraria), mas manteve a marca de homenagear certos aniversários na sigla. No caso, remete os 75 anos do primeiro carro que deixou a fábrica da empresa. Essa mesma marca foi colocada no carro de 2017, o SF70H (com o ‘H’ abreviando o híbrido).

Mercedes

Imagem tem a etiqueta com o nome da mercedes e do novo carro F1 W13 (Divulgação / Mercedes AMG F1)
Mercedes regularizou seu W13 no dia 13 de janeiro e está preparado para a estreia na temporada 2022 (Divulgação / Mercedes AMG F1)

A octacampeã alemã que dominou a Fórmula 1 nos últimos anos, também anunciou com antecedência a data de sua apresentação, marcada para o dia 18 de fevereiro. A divulgação foi seguida também de uma polêmica: de acordo com relatos, o novo carro não teria passado pelos testes de acidentes, necessários para conseguir regularizá-lo para a temporada.

No entanto, no dia 31 de janeiro, a Mercedes publicou uma foto, relatando que no dia 13 de janeiro a equipe já tinha completado toda a homologação da FIA necessária. O anúncio da data de divulgação também nomeou o novo carro que tentará vencer mais um título do Campeonato de Construtores, o ‘W13‘. A nomenclatura segue o padrão da equipe dos últimos anos.

Alfa Romeo

Silhueta da traseira do carro de fórmula 1 de 2022 (Divulgação / Alfa Romeo F1 Team)
Imagem de preparação para a revelação do carro coloca a silhueta da asa traseira, uma das maiores novidades em 2022 (Divulgação / Alfa Romeo F1 Team)

A última equipe a definir sua data de apresentação e a data mais tardia até o momento no calendário do grid é a Alfa Romeo, que divulgou na quarta-feira, 2, que irá revelar seu novo carro apenas no dia 27 de fevereiro, após os primeiros dias de pré-temporada em Barcelona. O time suíço utilizará uma pintura especial em Barcelona, algo prévio, e aproveitará que esses primeiros testes não serão abertos ao público.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Já o nome do chassi utilizado para 2022 seguirá o padrão dos últimos anos, adotando o ‘C42‘ para a temporada a começar, seguindo os ‘C41’ e ‘C39’ das duas últimas temporadas. O carro ‘C40’, que não foi nomeado na sequência, seria o de 2022, já que seria a sigla representativa da mudança de regulamento (algo planejado para a temporada 2021, mas que ocorrerá apenas em 2022). Inicialmente, as primeiras informações foram que a Alfa Romeo seguiria seu plano inicial, mas que alterou para C42.

Um nome que definitivamente foi alterado para a próxima temporada é o da equipe em si. Os suíços mudaram de ‘Alfa Romeo Racing Team ORLEN’ para ‘Alfa Romeo F1 Team ORLEN’, reforçando o foco na categoria.

Junto com as outras sete equipes do grid, essas serão as novidades mais evidentes nos primeiros dias de pré-temporada. Os testes fechados ao público são em Barcelona, de 23 a 25 de fevereiro. A primeira vista do torcedor dos novos carros serão no Bahrein, de 10 a 12 de março.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo