Automobilismo

FIA aplica advertência em 12 pilotos por acidente na primeira relargada, mas não efetua punições

(Photo by Claudio Giovannini - Pool/Getty Images)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) advertiu 12 pilotos após o fim do GP da Toscana, realizado neste domingo (13), em decorrência do acidente ocorrido após a primeira relargada em Mugello. A eventualidade ocasionou nos abandonos de Carlos Sainz, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi e Kevin Magnussen.

Na visão da Federação, nenhum piloto foi, de fato, culpado pelo ocorrido entre os quatro que se acidentaram, mas destacou, por meio de nota oficial, que os 12 advertidos tiveram influência no ocorrido.

– Os comissários concluem que a causa raiz deste incidente foi a aplicação inconsistente de acelerador e freio, na curva final da reta dos boxes, pelos pilotos acima (…) Também observamos que alguns motoristas poderiam ter evitado se envolver no incidente se não tivessem seguido diretamente atrás do carro da frente. Ao fazer isso, eles efetivamente bloquearam toda a visibilidade do que estava acontecendo imediatamente na frente do carro anterior – disse o comunicado.

Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Nicholas Latifi, Alexander Albon, Lando Norris, Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Esteban Ocon, George Russell, Antonio Giovinazzi e Carlos Sainz receberam a advertência. O incidente aconteceu entre as voltas seis e sete, quando o safety car, resultante de um engavetamento ainda no início da corrida, deixou a pista.

Valtteri Bottas liderava o pelotão no momento da relargada e não foi advertido. Por ser o primeiro, o finlandês, de acordo com o regulamento da FIA, tinha a preferência na hora de ditar o ritmo do reinício.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo