Automobilismo

FIA atualiza regras do safety car após polêmicas na temporada passada

Divulgação / Twitter: F1

A Fórmula 1 atualizou o regulamento sobre os períodos de safety car para esta temporada, após as polêmicas do GP de Abu Dhabi em 2021.

As alterações nas regras da categoria da F1 confirmou várias mudanças antes dos testes de pré-temporada, com revisões nos carros de segurança para diminuir o tempo de relargada.

O novo regulamento diz: “Se o carro de segurança ainda estiver acionado no início da última volta, ou for acionado durante a última volta, ele entrará no pit lane no final da volta e os carros farão o final da corrida normalmente sem ultrapassar”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na última sexta-feira (18), a FIA tornou público o documento com as novas mudanças e estabelece a hierarquia e limita as responsabilidades do diretor de provas, que está acima do secretário de provas em alguns aspectos da corrida. No documento, diz que o “diretor de provas é o único responsável pelo uso do safety car”, ou seja, ninguém mais pode dar esta ordem.

Na versão anterior, o artigo 55.13 menciona que uma corrida só poderia ser reiniciada no final da volta seguinte, aquela em que o último carro da volta passasse do líder. Agora essa parte foi alterada para permitir relargadas mais rápidas.

Caso a corrida termine com o carro de segurança na pista, as regras não sofreram alterações, conforme o artigo 55.16.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo