Automobilismo

FIA vai cancelar voltas com duas bandeiras amarelas no GP dos EUA

Decisão de Michael Masi vem após discussão sobre punição para Alonso na Turquia.

Foto: Site Oficial Formula 1

O diretor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Michael Masi, confirmou nesta quinta-feira, 21, que todas as voltas realizadas com algum setor com duas bandeiras amarelas serão excluídas. A mudança na regra vem após discussão sobre um tempo marcado por Fernando Alonso na classificação do GP da Turquia.

(Divulgação / AlpineF1)
Fernando Alonso marcou sua primeira volta no Q1 em Istambul passando por duas bandeiras amarelas (Divulgação / AlpineF1)

Na primeira sessão classificatória em Istambul, Alonso marcou sua primeira volta rápida com um dos setores da pista com duas bandeiras amarelas sendo agitadas pelos funcionários do circuito. Isso significa que o piloto deve reduzir a velocidade e não marcar uma volta ‘significativa’, pois poderia ter um acidente no setor, inclusive com a equipe da pista tentando auxiliar o piloto acidentado.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Mesmo com essa volta marcada durante bandeira amarela, o piloto da Alpine não teve punição de posições no grid por julgamento dos comissários. Em declaração após a sessão, a decisão considerou que essa era apenas a primeira volta do espanhol, e que após isso, ele chegou a melhorar em mais de três segundos seu tempo:

— Ficou evidente que o piloto completou os requisitos de reduzir a velocidade significativamente após a disposição das duas bandeiras amarelas, e então estava de acordo com o previsto no artigo 2.5.5.b) do Código Esportivo Internacional da FIA.

(Divulgação / AlpineF1)
Alonso não sofreu punições e largou em quinto lugar na Turquia (Divulgação / AlpineF1)

Ainda que a decisão tenha sido favorável a Alonso, ela terá consequências no próximo fim de semana. A alteração de Masi agora retira o julgamento dos comissários para garantir que todas as voltas sob dupla bandeira amarela não sejam consideradas, valendo a partir do primeiro treino livre em Austin, no Circuito das Américas:

— Para garantir que os comissários estejam satisfeitos que qualquer piloto esteja de acordo com os requisitos, deve ser claro que ele não tenha tentado marcar um tempo de volta significativo. Por motivos práticos, qualquer piloto que passar por um setor de duas bandeiras amarelas, terá aquele tempo de volta cancelado.

Diminuição da subjetividade nas bandeiras amarelas (Foto: via Site Oficial Fórmula 1)
Medida tenta tirar a subjetividade das anulações de voltas em duas bandeiras amarelas (Foto: via Site Oficial Fórmula 1)

O primeiro treino livre no Texas com a nova regra será nesta sexta-feira, 22, a partir das 13h30. Já a classificação está marcada para o sábado, 23, às 18h. A corrida é no domingo, 24, com largada prevista para às 16h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo