Automobilismo

FIA decide punir Max Verstappen em acidente com Lewis Hamilton

Acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton quase tirou ambos os pilotos da corrida

Foto: Divulgação / F1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou neste domingo, 5, a decisão sobre o acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton na volta 38 da corrida na Arábia Saudita. A consequência foi de 10s no tempo final do holandês, mais dois pontos de punição na superlicença.

 (Divulgação / Red Bull Racing)
Verstappen continua sendo segundo colocado e segue na liderança do Campeonato de Pilotos (Divulgação / Red Bull Racing)

O acidente

Na primeira curva da volta 38, Hamilton tentou a ultrapassagem sobre Verstappen para conquistar a liderança da corrida. Na briga pela ponta, o holandês espalho na segunda curva e, para os comissários, obteve vantagem ao dirigir fora da pista.

Após isso, na curva 21, a Red Bull e Max foram notificados para darem a posição de volta, no entanto, a equipe austríaca pediu ao piloto para fazê-lo “estrategicamente”. Isso porque, algumas curvas adiante, há a zona de detecção de DRS. A ideia seria para Verstappen passar pela área atrás de Hamilton, abrir a asa na reta e retomar sua posição.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Sabendo da zona de DRS, Hamilton não acelerou para ultrapassar e ainda não havia recebido o comunicado da decisão da FIA. Assim, utilizando a telemetria dos carros, os comissários aceitaram que o britânico poderia sim ter ultrapassado mas não queria ser prejudicado no DRS, e decidiram que a freada brusca do holandês (de 2,4G, de acordo com o anúncio) foi a principal causa do acidente.

(Divulgação / F1)
Momento da colisão e dano na asa dianteira do carro de Hamilton (Divulgação / F1)

Para Hamilton, inicialmente tratou-se de uma tentativa de ‘brake-test’, uma freada brusca para potencialmente atrapalhar o adversário que vem atrás, podendo causar um acidente (algo que, para Max, não seria tão danoso, já que liderava o campeonato com oito pontos de vantagem até a corrida):

— Ele obviamente tentou fazer um ‘brake-test’ comigo. Eu acho que para tentar chegar com o DRS na reta e me ultrapassar na curva 1. Eu não tinha a informação então não entendi o que estava acontecendo. Foi muito confuso. Do nada ele estava ficando pra trás e se movendo, então achei que ele estava tentando alguma tática maluca. As mensagens começaram a chegar e ele freou forte, e quase eu bato na traseira dele e tiro nós dois da corrida.

A punição de 10s no tempo final de Max Verstappen, no entanto, não tira o segundo lugar do holandês na Arábia Saudita, já que Valtteri Bottas chegou 16s atrás. Já os dois pontos se somam aos outros cinco que Verstappen tinha até o momento (um deles sendo também nesta corrida) e não ameaçam ainda o banimento de uma etapa da Fórmula 1. O cenário no Campeonato de Pilotos também não muda, com ambos os pilotos com 369.5 pontos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo