Automobilismo

FIA rejeita recurso da Aston Martin e mantém Vettel desclassificado do GP da Hungria

Vettel desclassificado
Divulgação / Twitter Astin Martin F1

Os comissários da FIA rejeitaram nessa segunda (09) o recurso da Aston Martin e mantiveram Sebastian Vettel desclassificado do GP da Hungria. Com a negativa, o piloto alemão perde o troféu e os pontos da segunda colocação conquistada na prova.

A equipe alegou que a bomba de combustível apresentou um defeito e não bombeou toda a gasolina para um local que a FIA pudesse acessar. A falha, inclusive, fez com que a célula de combustível funcionasse na potência máxima, causando um vazamento.

Com isso, a FIA só conseguiu extrair 0,3L de combustível, quando o mínimo exigido é 1L. O argumento não foi suficiente, uma vez que os comissários só poderiam modificariam a decisão se os engenheiros comprovassem o cumprimento da regra:

“A Aston Martin teria que apresentar fatos que comprovassem que, na verdade, restava mais de 1 litro de combustível [no carro]. A explicação do motivo pelo qual este requisito não pôde ser cumprido não é relevante para a decisão quanto à ocorrência ou não da violação dos regulamentos”, diz o documento.

ASTON MARTIN LAMENTA

Em resposta à negativa, a Aston Martin declarou que Vettel não teve qualquer benefício com o ocorrido e que a FIA concordou que a falha inesperada no sistema causou a perda de combustível. Otmar Szafnauer, diretor da Aston Martin, lamentou a decisão, ressaltando o bom desempenho do alemão durante a prova.

“Sebastian dirigiu de forma brilhante na Hungria e estamos satisfeitos por ter tido a oportunidade de mostrar as novas evidências que descobrimos após corrida. Sentimos que as provas que apresentamos eram relevantes e demonstramos à FIA que ele deveria ter sido reintegrado após sua desqualificação”, afirmou.

A equipe vai analisar se tenta novo recurso.

HAMILTON SORRI

Com Vettel desclassificado, Lewis Hamilton sobe para o segundo posto, somando 18 pontos. Carlos Sainz herda a terceira posição, a exemplo do que ocorreu no Brasil, em 2019.

O novo pódio deixa Hamilton com oito pontos de vantagem para Max Verstappen no Mundial de Pilotos. Já no Mundial de Construtores, a Mercedes abre 12 pontos para Red Bull.

A próxima corrida acontece na Bélgica, em 29 de agosto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo