Basquete

FIBA segue recomendação do COI e impõe sanções à Russia

CRÉDITOS: FIBA

O Comitê Olímpico Internacional recomendou, através de uma nota divulgada no seu site no último dia 28, que as federações esportivas não permitissem a participação de atletas russos e bielorussos em suas competições . A recomendação faz parte de uma série de sanções que visam pressionar o presidente russo, Vladimir Putin, a chegar em uma solução diplomática no conflito com a Ucrânia.

                 

Segundo o COI, os atletas que não estão ligados ao movimento militar de Putin, não deveriam ser punidos, no entanto, a invasão russa à Ucrânia, impede que atletas ucranianos possam competir, sendo assim, recomendando a exclusão de russos e bielorussos (a Bielorússia é uma das aliadas da Rússia na ivasão), das competições esportivas.

Na manhã dessa terça, a FIVB e a CEV, federações ligadas ao voleibol, já haviam publicado que seguiriam a recomendação do COI. Agora, a FIBA, Federação Internacional de Basquete, divulgou nota dizendo que também seguirá a recomendação.

Confira o que diz a nota da Federação Internacional de Basquete:

“DECLARAÇÃO DA FIBA SOBRE EQUIPES E ÁRBITROS RUSSOS

A FIBA continua muito preocupada com os recentes acontecimentos na Ucrânia e expressa suas mais profundas condolências às vítimas.

De acordo com a resolução do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional e suas razões, a FIBA anuncia hoje que as equipes e árbitros russos não poderão participar das competições de basquete da FIBA e Basquete 3×3 até novo aviso.

A FIBA comunicará quaisquer outras decisões tomadas pelo Conselho Central em sua reunião de 25 de março, bem como pelos órgãos da Zona Europeia da FIBA nos próximos dias.

A FIBA condena veementemente a violência e espera que a paz prevaleça com urgência.

FIBA”

Antes da nota da Federação Internacional, os times russos que participam da Euroliga já haviam sido afastados da competição. CSKA Moscou, UNICS Kazan e Zenit São Petesburgo estão com seus jogos suspensos, bem como o Lokomotiv Kuban Krasnodar, da Eurocup. Ainda não foram divulgadas novas informações sobre a possível eliminação desses times nas competições.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo