e-Sports

FIFA 21: Resende é campeão da eLibertadores com recuperação histórica na final

Foto: Divulgação/EA Sports FIFA

Durante a final, PHzin R10 chegou a ter dois gols de vantagem, mas não conseguiu segurar a conquista do título meio a interrupções por queda de luz

Nessa quarta-feira (16), INT Resende se consagrou o primeiro campeão da Conmebol eLibertadores pela chave do Xbox em mais uma final disputada com PHzin R10. A conquista acompanhou um ótimo desempenho na final, com recuperação de uma desvantagem de dois gols em determinado momento. Resende e PH levaram cada um, 15 mil dólares e 12 mil dólares de premiação, respectivamente.

PHzin saiu na frente com dois gols ainda na primeira partida, mas no segundo jogo o atleta da Inter de Milão conseguiu empatar o placar agregado e levar o título para a disputa de pênaltis, onde conseguiu a vitória. A final, porém, contou com desconexões de rede durante a segunda partida que, para o jogador da R10, o impediram de manter a cabeça no lugar.

Em seu perfil do Twitter, Pedro Henrique fez um breve desabafo sobre o ocorrido:

As desconexões aconteceram devido à subsequentes quedas de luz na casa do jogador da R10 Team. Quando questionado sobre o possível impacto das interrupções no adversário, Resende afirmou que o ocorrido pode ter causado efeitos psicológicos, mas que a partida foi levada de maneira justa até o final.

“Assim como foi na final do sábado, comecei perdendo a partida, mas tive a calma pra voltar atrás do resultado. Em relação à conexão eu acho que no meu ver, pode ter me beneficiado um pouco, porque de alguma forma ele estava um pouco nervoso, eu acredito que pega um pouco do psicológico do cara que está passando por isso na casa dele, então eu acho que isso me beneficiou um pouco, mas durante a partida não teve gols depois que voltou, e resolvemos nos pênaltis”, apontou o campeão.

PHzin R10 veio embalado da fase de grupos com 15 gols marcados no primeiro dia, e se classificou para a final após uma grande disputa com FINETO, também da R10 Team. Em duas partidas de ritmo alucinando, Pedro Henrique precisou superar seu próprio companheiro de equipe para avançar para a Grande Final e venceu por 9 a 6 no placar agregado. Do outro lado da chave, INT Resende enfrentou outro jogador da R10, Arthur, em duas partidas muito equilibradas sem gols marcados de nenhum lado e só se classificou para a final na última cobrança de pênalti (5 a 4).

Acompanhe um pouco do que aconteceu nas semifinais e na final da chave Xbox:

Semifinais

PHZIN R10 (9) x (6) FINETO R10

Muitos gols na primeira semifinal da tarde. Os dois jogadores da R10 que se enfrentaram entre si fizeram dois jogos intensos, com ritmos acelerados nas duas partidas. O panorama mudou de figura diversas vezes ao longo da disputa. Só na primeira partida foram duas viradas no placar, mas no final do confronto PHzin R10 levou a melhor com um placar agregado de 9 a 6.

1º jogo (3 x 2):  Saída de bola de Pedro Henrique. Jogo rápido nos primeiros 10 minutos, com os dois jogadores fazendo boas jogadas de linha de fundo e pelo meio, errando apenas na finalização. Foi só aos 22 minutos que PH abriu o placar com um gol marcado por seu Cristiano Ronaldo, numa jogada de cruzamento na linha de fundo.

A partir do gol, o jogador pressionou em outros dois lances seguidos que levaram perigo. Aos 40 do primeiro tempo ainda estava difícil para FINETO manter a posse de bola e dar continuidade nas jogadas. Com uma marcação agressiva e uma postura de posse de bola no ataque, PHzin foi superior no primeiro tempo. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, um lance espetacular onde Pedro tenta um gol por cobertura, acerta o travessão e, no contra-ataque do mesmo lance, FINETO lança uma bola enfiada que o deixa de cara para o goleiro e consegue marcar seu primeiro gol, empatando a partida.

A partir do gol de empate, a partida se equilibrou até os 70 minutos, quando a blitz de FINETO R10 resulta na virada do placar. Aos 78 minutos, PHzin fez uma grande jogada individual com Cristiano Ronaldo que o deixa de cara pro gol, e empata novamente a partida. Aos 85 minutos vemos os dois jogadores dando toques rápidos tentando entrar em vantagem antes do fim da partida.

O jogo parecia que terminaria em 2 x 2, mas nos últimos segundos de partida, PH fez mais uma brilhante jogada individual de drible de corpo, e conseguiu chutar de frente pro gol. Aos 91’, PHzin R10 venceu por 3 x 2 em uma partida memorável dos dois jogadores da R10 Team.

2º jogo (6 x 4): Com a vantagem do gol, Pedro Henrique voltou para o segundo jogo mais confiante e já marcou mais um no início do primeiro tempo da partida de volta. Vimos nessa partida um FINETO mais distraído, errando passes e forçando jogadas. Aos 38 minutos do segundo tempo, numa jogada construída ainda do campo de defesa, PHzin R10 conseguiu um passe da linha de fundo pro meio da área recebido por Ronaldo Fenômeno, que fez uma jogada de corpo e tocou para Cristiano Ronaldo girar e encher o pé pra marcar o segundo gol do jogador em cima de um Fineto fragilizado. Felizmente para o paulista, depois de uma jogada de ataque construída pelo meio, a bola sobra para Cristiano Ronaldo após uma defesa de um chute distante, que arremata e marca o primeiro gol de Fineto na partida, que termina seu primeiro tempo perdendo de 2 x 1.

Com um início de segundo tempo espetacular, PHzin consegue marcar dois gols antes dos 55’, mas a reação de Fineto veio logo em seguida com um gol de sobra na defesa de um chute distante. Aos 67’ o placar é de 4 x 2. A partir dos 70 minutos percebemos um novo aumento no ritmo da partida por conta do resultado. E aos 77 minutos, com uma bola enfiada, FINETO conseguiu mais um gol, diminuindo sua desvantagem para um gol apenas.

Aos 82 minutos, PHzin marcou mais um gol, e em seguida, mais uma chance clara de gol. Aos 89, Fineto marca um golaço com um chute de fora do seu Cristiano Ronaldo, mas infelizmente, no lance seguinte, seu adversário marca mais um e coloca o prego no caixão, terminando a partida com 2 gols de vantagem. Placar final, PHzin 6 x 4 FINETO.

INT RESENDE (0) X (0) ARTHUR R10 (pênaltis)

Em duas partidas sem gols, vimos uma disputa de muito estudo entre os jogadores. A maioria das finalizações parou na zaga, mostrando a eficiência dos sistemas defensivos dos dois atletas. Com emoção até o último segundo, a classificação só foi definida nos pênaltis, com aproveitamento perfeito de INT Resende.

1º jogo (s/g): A partida começou com bastante respeito entre os jogadores, ambos se estudaram durante os primeiros 10 minutos com trocas de passe que testam a marcação adversária. Com uma marcação bem postada, os dois conseguiram prever o último passe e cortá-lo até o final do primeiro tempo. No início da segunda etapa já conseguimos perceber a mudança na marcação dos dois players, que passaram a marcar mais no primeiro terço do campo adversário.

No jogo, isso se refletiu em mais jogadas de velocidade que vão da defesa pro ataque, mas até o final da partida a postura da posse de bola tomou conta dos dois times, que não conseguiram marcar. Uma semifinal bem equilibrada até o fim da primeira partida com 0 x 0 no placar.

2º jogo (s/g): Mais uma partida com muitos passes, mas dessa vez com uma agressividade maior de Resende, que mandou uma bola perigosa aos 17’ do primeiro tempo nas mãos do goleiro adversário, única chance do jogo até aqui. Com o mesmo ritmo da primeira partida, o primeiro tempo da partida chega ao fim sem nenhum gol marcado. O segundo tempo começa bem mais acelerado, com passes rápidos do jogador da Inter tentando envolver o adversário, enquanto Arthur tentou prender a bola no meio esperando a movimentação correta de seus pontas e atacantes.

Nessa segunda etapa, Resende adiantou sua marcação e deixou mais espaços para a troca de passes do adversário, o que gerou algumas situações de perigo contra o jogador da INT. Em 90 minutos de um jogo equilibrado, nenhum jogador conseguiu marcar, levando o jogo para o tempo extra. Tanto Resende como Arthur tiveram dificuldades para finalizar, e todos as finalizações (de ambos os lados) foram bloqueados pela zaga adversária.

O que vimos nos dois jogos inteiros, vimos também no tempo extra da decisão e nenhum dos times conseguiu marcar, levando a decisão para os pênaltis. Quis o destino que tivéssemos emoção até o fim dessa partida, pois até a 3ª cobrança dos pênaltis o aproveitamento foi de total dos dois lados, mas na 4ª cobrança, Arthur chutou no canto direito do goleiro e Resende defendeu. Apesar do jogador da R10 ter convertido a 5ª cobrança, ele não foi capaz de defender a última batida do jogador da INT, que marcou e conseguiu a classificação no último lance possível. Placar agregado 0 a 0, com vitória de Resende por 5 a 4 nos pênaltis.

Grande Final, INT Resende x PHzin R10

1º jogo (0 x 2): Nessa partida INT Resende começou o jogo bem diferente das semifinais, marcando bem adiantado, enquanto PHzin R10 trocava passes na defesa tentando quebrar a primeira linha de marcação. Resende teve mais facilidade para trocar passes entre as linhas de marcação sem perder a posse de bola, mas repetindo os erros da semifinal perdendo a bola sempre no último terço do campo. Aos 18 minutos, Resende consegue um chute a gol que é defendido pelo goleiro. Aos 26, outra chance com troca de passes. Aos 30 minutos, os dois times estavam marcando em cima da defesa esperando um erro do adversário.

Aos 41 minutos PHzin abriu o placar com uma enfiada de bola de antes da meia lua até a boca do gol, com um giro e com um chute forte. A partir do gol, percebemos o cuidado do jogador da Inter em não perder a posse de bola, e todas as posses passam a terminar com uma finalização.

Efetivo como só ele, PHzin chegava pouco, mas quando chegava trazia perigo e aos 64 minutos, com uma troca de passes incrível, o jogador da R10 consegue um belo gol e se aproximou momentaneamente da Glória Eterna. O primeiro jogo chegou ao fim e as coisas não estavam boas para o favorito, com uma desvantagem de dois gols, Resende estava visivelmente frustrado com o fim da primeira etapa.

2º jogo (3 x 1): Extremamente mais ofensivos, Resende quase não voltava mais a bola, enquanto PH tentava não perder a posse, e assim levaram perigo ao gol adversário em vários momentos. Ficou evidente a dificuldade em marcar o ataque de PHzin. Aos 28 minutos Resende finalmente marcou pela primeira vez no dia, com um drible em cima do zagueiro mais centralizado e um chute forte no canto direito do goleiro. A desvantagem ainda era de um gol.

Aos 42 do primeiro tempo, PHzin fez seu primeiro gol da segunda partida contando com um pouco de sorte. Depois que a bola rebateu no zagueiro adversário, o Pelé da R10 deu um forte chute cruzado e marcou o gol. A primeira etapa da segunda partida terminou em 1 x 1.

Foi por volta desse momento da partida que as interrupções pelas quedas de luz na residência de Pedro Henrique começaram atrapalhar o espetáculo. Foram duas quedas ao longo do segundo tempo que mexeram com os ânimos da partida. Depois de alguns reinícios a partida retorna e aos 61 minutos, Resende consegue diminuir a desvantagem com um lindo gol de corrida em drible. Esse gol incendeia a partida e deixa o final ainda mais eletrizante. Finalmente, com uma jogada de bola enfiada aos 75 minutos, Resende novamente marca, empata e vai à loucura. O placar se mantém em 3 x 1 até o final da segunda etapa (3 x 3 no agregado). Na prorrogação dessa final alucinante, vimos os dois players bem agressivos. Com os jogadores descansados por conta do reinício da partida, vimos ainda várias jogadas rápidas antes da disputa de pênaltis. Resende foi cirúrgico nas cobranças e conseguiu defender um dos arremates de PHzin, ficando com o título e com a Glória Eterna.

A final da chave do PS4 acontece quinta-feira (17), às 15:00 nos canais da EA Sports do YouTube e Twitch.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo