Eliminatórias Copa do Mundo

FIFA anuncia duas datas a mais neste ano para a disputa das Eliminatórias

FIFA anuncia duas datas a mais neste ano para a disputa das Eliminatórias
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A FIFA anunciou nesta sexta-feira (6) a ampliação das datas de jogos para as seleções sul-americanas que disputam as Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, de 2022. Conforme diz no comunicado, a entidade definiu que as duas próximas janelas terão três jogos cada para suprir os jogos adiados por conta da pandemia da Covid-19.

Portanto, serão seis rodadas ao todo neste segundo semestre (antes eram quatro). Em cada janela serão acrescentados dois dias no período em que jogadores ficarão à disposição de suas seleções, o que gera a expectativa de que os times brasileiros com atletas convocados irão desfalcar por 11 dias e não mais nove como era previsto anteriormente.

Na tabela original, as rodadas das eliminatórias de setembro seriam disputadas nos dias 2 e 7, e os jogos de outubro seriam nos dias 7 e 12. Agora deverá constar dois jogos em cada para a Seleção Brasileira no mês. A data Fifa se encerra contra o Peru, também no Brasil.

Em outubro, o Brasil faz dois jogos como visitante e um em casa. A rodada tripla desse mês deve começar contra a Venezuela, em Caracas. Depois, segue em Barranquilla, contra a Colômbia, e termina com um Brasil x Uruguai, em território brasileiro.

A Conmebol e FIFA, para evitar deslocamentos, as seleções farão dois jogos em sequência como mandante ou visitante. Com 100% de aproveitamento, o Brasil lidera as eliminatórias com 18 pontos em seis jogos.

Veja também: Terremoto atinge Japão, e assusta jogadores da seleção brasileira

Confira a provável agenda da Seleção

Setembro:

  • 02/09 Chile x Brasil – fora de casa (9ª rodada)
  • 06/09 Brasil x Argentina – em casa (jogo atrasado da 6ª rodada)
  • 10/09 Brasil x Peru – em casa (10ª rodada)

Outubro:

  • 07/10 Venezuela x Brasil – fora de casa (11ª rodada)
  • 11/10 Colômbia x Brasil – fora de casa (jogo atrasado da 5ª rodada)
  • 15/10 Brasil x Uruguai – em casa (12ª rodada)

Na sequência, voltam os jogos regulares com duas datas nas eliminatórias em novembro de 2021. A competição classificatória para a Copa do Mundo de 2022 acaba em março do ano que vem, com oito meses antes do início do Mundial.

Para ficar informado sobre tudo que acontece na Copa do Brasil, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Leia o comunicado da Fifa:

“O Bureau do Conselho da FIFA aprovou uma mudança no calendário internacional masculino para lidar com as consequências da pandemia de COVID-19.

Após o adiamento das partidas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo FIFA de 2022, que seriam disputadas em março de 2021, a CONMEBOL solicitou que as duas partidas afetadas se recuperassem, estabelecendo três jornadas nos períodos de setembro e outubro de 2021 e adicionando mais três dias de empréstimo.

Levando em conta as circunstâncias específicas que enfrenta, o Bureau do Conselho decidiu, excepcionalmente e apenas para a América do Sul, facilitar a disputa de uma partida adicional em cada uma dessas janelas, acrescentando dois dias adicionais de empréstimo.

O acréscimo de dois dias garantirá descanso e tempo de preparação suficientes entre as partidas, levando em consideração as longas distâncias de outros continentes e da América do Sul que os jogadores devem percorrer. Desta forma, a sua saúde fica protegida, os possíveis efeitos negativos deste calendário intenso são mitigados e ao mesmo tempo é garantido o espírito esportivo da competição, bem como um regresso mais rápido aos seus clubes dos jogadores envolvidos.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo