Futebol Internacional

Fifa aprova a convocação de 26 jogadores por seleção para a Copa do Mundo

Foto: Divulgação/Fifa

A Fifa, entidade que regulamenta o futebol no mundo, confirmou que vai autorizar a convocação de 26 jogadores por cada seleção para a Copa do Mundo do Catar. A medida aumenta o número habitual de convocados, que sempre foi de 23. A ideia da entidade é reduzir o impacto da pandemia de Covid-19 sobre os ateltas e, por consequência, na qualidade dos jogos do Mundial.

Desta forma, os treinadores das 32 seleções que vão participar da Copa do Mundo poderão ter 15 atletas no banco de reservas e todos eles poderão ser relacionados para as partidas. Além disso, serão permitidas cinco substituições, como já vem sendo feito nos principais campeonatos de futebol pelo mundo. No entanto, essas cinco mudanças de jogadores deverá ser realizada em, no máximo, três paradas. Mudanças no intervalo não são computadas como interrupção do jogo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A convocação de 26 jogadores já havia sido utilizada pela Uefa na disputa da Eurocopa de 2020. Na ocasião, a mudança foi considerada bastante positiva, o que também pressionou as federações europeias a cobrarem um posicionamento da Fifa neste sentido de ampliar o número de convocados. A Conmebol, na disputa da Copa América, foi ainda mais longe e autorizou a convocação de 28 jogadores por seleção.

Desta forma, 26 jogadores será o número máximo permitido de convocados por cada seleção, mas, os treinadores que preferirem, poderão levar menos atletas para o Mundial. Algo semelhante já aconteceu com a seleção brasileira na Copa América, quando Tite levou 24 jogadores mesmo diante da permissão de convocar 28.

A lista de pré-convocados para a Copa também terá mais atletas e agora 55 jogadores poderão ser relacionados. Anteriormente os treinadores poderiam pré-relacionar apenas 35. A lista final com os convocados para a Copa do Mundo do Catar terá que ser divulgada por cada seleção até o dia 13 de novembro, cerca de uma semana antes da disputa do Mundial.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo