Mundial de Clubes

FIFA considerou Fluminense e Palmeiras campeões mundiais? Entenda

Taça do título da Copa Rio 1952 (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Entidade máxima do futebol divulgou um relatório na última terça-feira tratando todos os torneios intercontinentais como “Copa Inter-Confederações”.

— Continua depois da publicidade —

A FIFA divulgou um relatório da Copa do Mundo de Clubes na última terça-feira (17)dando tratamento igualitário para as conquistas de Fluminense e Palmeiras na década de 1950, aos títulos da Copa Intercontinental e do Mundial de Clubes da FIFA. Todos são listados como “Copa Inter-Confederações”.

O documento colocou cariocas e paulistas com uma Copa desse gênero, assim como o Flamengo, que venceu a Copa Intercontinental de 1981. Por exemplo, o Real Madrid é listado com nove títulos da mesma categoria. Porém, segundo a informação do GE, a entidade não reconheceu os dois clubes brasileiros como campeões mundiais.

Trata-se apenas de um relatório que trata todos os torneios entre diferentes confederações da mesma forma. O Wydad Casablanca, por exemplo, também é listado com um título, pela conquista do Campeonato Afro-Asiático de Clubes de 1993. Nem por isso existe o reconhecimento de um título mundial.

Publicidade

A FIFA continua mantendo a decisão tomada em 2017, de que todos os clubes que conquistaram a Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, e o Mundial de Clubes da FIFA, foram campeões do mundo. O restante, não.

Para acontecer uma mudança, é necessário que haja uma decisão do Conselho da FIFA, assim como aconteceu em 2017, por exemplo, quando foi analisado e entrarem em concordância de um pedido feito pela Conmebol.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo