Futebol Internacional

FIFA decide antecipar começo da Copa do Mundo do Catar

Taça da Copa do Mundo FIFA - Photo by YASSER AL-ZAYYAT/AFP via Getty Images
Taça da Copa do Mundo FIFA - Photo by YASSER AL-ZAYYAT/AFP via Getty Images

A FIFA decidiu antecipar o inicio da Copa do Mundo de 2022, no Catar, em um dia, para ter a cerimônia de abertura do evento esportivo realizado no domingo. A justificativa é no possível aumento da audiência ao ter a partida de inaugural transmitida em um dia da semana tradicionalmente dedicado ao descanso.

Antes, a partida de Catar x Equador aconteceria no dia da segunda-feira (21) às 19h locais (13h do Brasil), e seria a primeira vez que uma Copa do Mundo começaria em uma segunda-feira.

No calendário oficial do Mundial, Holanda e Senegal, jogaríam às 13h locais e 7h de Brasília sendo assim a primeira partida do torneio, que ainda contaria com Inglaterra e Irã, no mesmo dia, às 16h locais e 10h de Brasília.

A possibilidade ainda precisará passar pela decisão do Bureau do Conselho da FIFA, um órgão da entidade em que os presidentes das seis confederações de futebol do planeta são ouvidos. As duas seleções envolvidas (Catar e Equador) já manifestaram o ‘aceite’ na troca do horário, e consideram ser mais ‘tradicional’ que o anfitrião abra os jogos do torneio.

Se a mudança for confirmada, Holanda e Senegal terão seu horário remarcado, o que é bem visto internamente pelos dirigentes dos países, principalmente pelo fator audiência.

A mudança da data de abertura da Copa do Mundo não altera o término do calendário esportivo de 2022 nas ligas pelo mundo todo.

Campanha do ‘Mundial Centenário’ é favorita para 2030

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol – Photo by Sandro Pereyra/Getty Images

No dia 2 de agosto, a CONMEBOL, juntamente com as federações de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai anunciaram a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030, no ano em que o torneio completa 100 anos de existência e é batizada de ‘Mundial Centenário’.

A princípio, a candidatura enfrentaria um páreo nada amistoso contra a campanha de Espanha e Portugal além dos azarões China e Marrocos. Porém, nos últimos dias a iniciativa sul-americana ganhou força nos bastidores da FIFA e o apoio de outras entidades.

“É o sonho de um continente. De uma cidade uruguaia, compartilhada por outras três cidades. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não contestar. Haverá mais Copas do Mundo, mas 100 anos serão cumpridos uma única vez e você terá que voltar para casa. É motivo mais do que suficiente para a Fifa aceitar que se trata de uma candidatura única”, declarou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

O que se fala nos bastidores, segundo a imprensa europeia, é de um acordo no qual a Copa do Mundo de 2030 aconteça na América do Sul mas o torneio de 2034 tenha o apoio confirmado da Conmebol para a campanha conjunta da Espanha e de Portugal.

A UEFA teria se mostrado convencida pelos argumentos dos presidentes sul-americanos sobre a importância do torneio centenário ter seu final no Estádio de Montevidéu, cuja a simbólica torre da arena é o símbolo do selo oficial da campanha.

Essas e outras notícias da Copa do Mundo você acompanha no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo