Futebol Internacional

Fifa divulga oficialmente os potes para o sorteio dos grupos da Copa

Foto: Divulgação / Fifa

O clima de Copa do Mundo já está no ar e o sorteio dos oito grupos que vão compor o Mundial do Catar será realizado na próxima sexta-feira (01), às 13hs (de Brasília). As seleções vão conhecer grande parte de seus caminhos rumo ao principal título do futebol mundial. Nesta quinta-feira (31), a Fifa, entidade máxima do futebol, divulgou os potes do sorteio, que foi definido pela posição no ranking da entidade.

O Brasil, que busca o hexacampeonato e não conquista o título desde a Copa de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão, será um dos cabeça de chave. A Seleção Brasileira, com a grande campanha nas Eliminatórias da América do Sul, voltou a ocupar a primeira posição no ranking da entidade. O Catar, que é o país anfitrião, também estará no pote 1. Outros quatro campeões mundiais (França, Argentina, Inglaterra e Espanha), além de Portugal e Bélgica, completam os oito.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O pote 2 do sorteio tem a presença de duas seleções que já foram campeãs do mundo (Alemanha e Uruguai), além disso, fortes seleções que costumam fazer campanhas de destaque como Holanda, México e Croácia (atual vice-campeã), também fazem parte. Dinamarca, Suíça e Estados Unidos completam a lista.

No pote 3 está a atual campeã da Copa Afrina de Nações: a seleção de Senegal. Além disso, outras seleções que tem jogadores com destaques individuais como a Polônia de Lewandowski, a Coreia do Sul de Son e o Marrocos de Hakimi, também estão posicionados. Irã, Japão, Sérvia e Tunísia fecham os oito.

No pote 4 também estão algumas seleções que podem surpreender, mas três vagas ainda não foram definidas. Até o momento, Camarões, Canada, Equador, Arábia Saudita e Gana ocupam cinco das oito posições. As outras três só serão conhecidas em junho durante a repescagem internacional e o final de uma das chaves de playoffs das Eliminatórias da Europa.

Em um das vagas da repescagem internacional, o confronto ja está definido. A Costa Rica, representante da Concacaf, terá pela frente a Nova Zelândia, da Oceania. A definição da vaga será disputa em jogo único, no Catar. Do outro lado, Emirados Árabes Unidos e Austrália se enfrentam para definir o classificado asiático e que terá pela frente a seleção peruana, representante da América do Sul. Uma dessas três seleções também se garante no Catar.

Para fechar, a definição do representante europeu ainda envolve Escócia, Ucrânia e País de Gales. O jogo dos ucranianos precisou ser adiado por conta do conflito bélico que se desenvolve no país. Assim, somente em junho a Ucrânia vai enfrentar a Escócia. Quem vencer, decide contra País de Gales, em jogo único, uma vaga no Mundial da Fifa.

Confira os potes do sorteio:

Apenas seleções do continente Europeu podem cair no mesmo grupo, sendo no máximo dois europeus em cada um. Serão cinco grupos com dois europeus e três grupos com a presença de apenas um representante da Europa.

A Fifa divulgou também que alguns ex-jogadores ajudarão no sorteio e, dentre eles, estará o brasileiro Cafu, que foi duas vezes campeão da Copa do Mundo (1994 e 2002), tendo disputado duas finais do Mundial (1998 e 2002). O alemão Lothar Matthäus, o australiano Tim Cahill, o nigeriano Jay-Jay Okocha e o iraniano Ali Daei são outros destaques.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo