Futebol Internacional

Fifa divulga potes para o sorteio de futebol para as Olímpiadas de Tóquio

Reprodução / Twitter

A Fifa divulgou nesta sexta-feira os potes definidos para o sorteio dos torneios de futebol masculino e feminino, nas Olímpiadas de Tóquio. Na próxima quarta-feira, dia 21 de abril, os grupos serão definidos na sede da entidade, em Zurique. O Brasil é cabeça de chave entre os homens, e as mulheres ficaram no pote 2.

No torneio masculino, os 16 participantes foram divididos em quatro potes com quatro times cada, foi levado em consideração o desempenho nas últimas cinco competições de futebol nos Jogos Olímpicos. As participações mais recentes tiveram maior peso, e os países que conquistaram o título do pré-olímpico de cada continente, tiveram um bônus.

Torneio Masculino:

  • Pote 1: Japão, Brasil, Argentina e Coreia do Sul;
  • Pote 2: México, Alemanha, Honduras e Espanha;
  • Pote 3: Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim e África do Sul;
  • Pote 4: Austrália, Arábia Saudita, França e Romênia.

Para o torneio feminino, foi definido como critério o ranking mundial da Fifa, que teve nova edição divulgada nesta sexta-feira. O top-10 ficou: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Suécia, Inglaterra, Brasil, Canadá, Austrália e Coréia do Norte. As 12 seleções foram divididas em quatro grupos, com três em cada.

Torneio Feminino:

  • Pote 1: Japão, Estados Unidos, Holanda;
  • Pote 2: Suécia, Grã-Bretanha e Brasil;
  • Pote 3: Canadá, Austrália e China;
  • Pote 4: Nova Zelândia, Chile e Zâmbia.

A Fifa apontou que os dois sorteios tem como princípio garantir que nenhum dos grupos tenha mais de uma equipe da mesma confederação. No masculino, essa possibilidade não existiria para o Brasil, já que ficou no mesmo pote que a Argentina, seleção também classificada da América do Sul. No feminino, o fator que garante as brasileiras não possa enfrentar a seleção chilena, que está no pote 4, restaria apenas Nova Zelândia ou Zâmbia.

O torneio feminino começa no dia 21 de julho, e a competição masculina se inicia no dia 22, ambas terão cerimônia de abertura, marcado para o dia 23. A final das mulheres será disputada no dia 6 de agosto, no Estádio Olímpico de Tóquio. A decisão entre os homens será realizada no dia 7 de agosto, no Estádio Internacional de Yokohama – palco da final da Copa do Mundo de 2002.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo