Futebol Internacional

Fifa encerra processo contra seleção equatorina, mas Chile vai recorrer

Foto: Divulgação / Fifa

O Comitê Disciplinar da FIFA se pronunciou oficialmente nesta sexta-feira (10), sobre o caso que envolve o jogador Byron Castillo, da seleção equatoriana. Em processo movido pela Federação de Futebol do Chile, havia uma acusação de uma escalação irregular do jogador, o que poderia tirar pontos do Equador e, desta forma, classificar o Chile à Copa do Mundo do Catar. No entanto, após análise, a FIFA decidiu encerrar o processo.

                 

De acordo com os chilenos, havia uma falsa declaração de idade e nacionalidade por parte do lateral-direito. Byron Castillo na verdade seria colombiano e com nascimento em 1995, não em 1998 como constava na declaração oficial apresentada à Conmebol. Os chilenos decidiram então levar o caso até à Fifa com a possibilidade de ingressar na Copa do Mundo com a desclassificação do Equador.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

No comunicado, a entidade que regulamenta o futebol no mundo garantiu ter analisado todas as bases do processo e feito uma ampla pesquisa sobre as condições de Byron Castillo e seus registros oficiais. Sem encontrar grandes elementos que comprovem a visão do Chile, a Fifa decidiu dar por fim o processo e manter a classificação do Equador para a Copa do Mundo.

Chilenos vão recorrer

Apesar de encerrar o caso, a FIFA deixou aberta a possibilidade de dez dias para que as partes possam entrar com um recurso. De acordo com a imprensa chilena, a Federação de Futebol do Chile vai agora recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, sigla em inglês) para uma melhor análise do caso. Esta é a última instância possível dentro dos recursos no futebol mundial.

Embora tenha encerrado o caso neste momento, a FIFA poderá reabrir as investigações em caso de uma nova avaliação por parte do TAS. Os chilenos não desistiram da classificação ao Mundial e consideram ter todas as provas de que Byron Castillo foi escalado de maneira irregular, o que daria uma punição ao Equador.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo