Clubes

Fim do primeiro turno da Série B: veja o desempenho de Avaí e Figueirense

Fotos: André Palma Ribeiro/Avaí FC; Patrick Floriani/FFC

Metade do Campeonato Brasileiro Série B de 2020 foi concluído. Apesar das dificuldades extracampo, como jogos adiados pelo alto número de casos de Covid-19 (ou a recusa de adiamento pela CBF), Avaí e Figueirense completaram o primeiro turno da desafiadora competição nacional.

Com problemas individuais e desempenhos diferentes, os dois clubes da capital catarinense estão separados por sete pontos e nove posições. Enquanto o Avaí está a cinco pontos do G4, o Figueirense amarga a 18ª posição, na zona de rebaixamento para a Série C.

O Leão da Ilha terminou o primeiro turno com 26 pontos dos 57 possíveis, na 9ª colocação. Apesar de figurar na primeira parte da tabela, a campanha da equipe azurra foi instável. Com o segundo maior valor de mercado da Série B (14,6 milhões de euros) e bons nomes no elenco, o Avaí não conseguiu emplacar uma grande sequência de vitórias. Em três momentos obteve dois resultados positivos, mas em seguida perdeu ou empatou, dando início a uma série ruim. Essa falta de regularidade é reflexo da ausência de padrão e estilo de jogo, da proposta mais reativa e não propositiva, além das dificuldades nas transições e criação.

A equipe de Geninho está entre os três times que mais perderam na Série B, com 9 derrotas, atrás somente do Botafogo-SP, com 11, e do Oeste, com 14. Além de ter, também, a terceira pior defesa, com 25 gols sofridos. Para pensar no acesso à Série A, o Leão precisa melhorar o aproveitamento, que hoje é de 45,6%.

Já o Figueirense não conseguiu emplacar nenhuma sequência de vitórias no campeonato nacional. Essa inconstância nos resultados fez com que o time alvinegro sempre permanecesse no Z4 ou na porta da zona. Junto com o Furacão, Vitória, Brasil de Pelotas e Náutico estão em segundo no quesito menos vitórias na Série B, com 4. Apenas o Oeste venceu menos, com apenas um resultado positivo. O time de Elano tem 33,3% de aproveitamento.

Além disso, a crise financeira vivida pelo clube não possibilitou grandes contratações. O Figueirense tem o 14º maior valor de mercado da Série B, com 6,60 milhões de euros, valor inferior a times como Oeste e Botafogo-SP. Todo esse cenário vivido pelo clube alvinegro desencadeou a invasão de torcedores a um treino dentro do Estádio Orlando Scarpelli, um episódio inaceitável que marcou o primeiro turno. Mesmo passando por um momento delicado, reforços para o segundo turno estão chegando no Estreito, através de empréstimos, a fim de tirar tirar o clube quase centenário da zona de risco.

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo