Basquete

Com CP3, Devin Booker divide responsabilidade em Phoenix e carrega time para as finais da NBA

Phoenix Suns
(GETTY IMAGES)

Com favoritismo e a melhor campanha de defesa, Devin Booker e Chris Paul entraram em quadra no último dia 30 para vencer a Conferência Oeste e recolocar os Suns em uma final de NBA depois de quase 30 anos. Contra os Los Angeles Clippers, CP3 confirmou 41 pontos, 4 rebotes e 8 assistências no último jogo da série. Já Booker, anotou 22 bolas na cesta, 7 rebotes e concluiu 4 assistências. Nesta terça-feira (6), o desafio é pelo primeiro jogo da série final, às 22h, contra o Milwaukee Bucks.

CHRIS PAUL: A CEREJA DO BOLO NA NBA

O histórico de lesões de Paul nestes playoffs merece lembrança. O armador contou que atuou em alguns jogos da série contra os Clippers com parte dos ligamentos da mão direita rompidos. Sem contar a Covid-19, que o afastou das primeiras partidas. Isto remeteu o jogador a outra temporada, a 2017-18. Nela, o armador lesionou a coxa no jogo 5 da sequência, atuando pelo Houston Rockets. De fora, CP3 viu o Golden State Warriors virar a série, que lhe era favorável em 3 a 2.

– (Vencer a Conferência e ir à final) é bom para caramba. Bom demais. Teve muito, muito trabalho. Isso é bom demais. Eu não sei, cara, são muitas emoções — contou Chris Paul, emocionado, após a conquista da Conferência Oeste.

Aos 36 anos, Chris Paul chega à sua primeira final de NBA na carreira. O armador, considerado um dos maiores da história, disputa a NBA há 16 anos. Ele tem a chance de deixar para trás as marcas de lesões que o prejudicaram em finais anteriores. E, desta vez, tem uma equipe preparada para corresponder tecnicamente à altura de uma final.

+ Entre todos os jogadores dos Bucks e Suns, o ala Jae Crowder é o único que já disputou uma final de NBA

CP3 tem em sua carreira dois ouros olímpicos com os Estados Unidos, em Pequim 2008 e Londres 2012. E ainda foi bronze na Copa do Mundo de 2006.

DEVIN BOOKER: DO DRAFT ÀS FINAIS

Quando se trata de lesão, Devin Booker não fica de fora do parâmetro. Com o nariz quebrado, o ala-armador chegou até a remover do rosto a máscara que protegia a região, na partida que lhe consagrou campeão da Conferência Oeste, para poder desempenhar melhor.

— Doeu um pouco, ainda sinto dor nesse momento. Mas vale a pena pelo que estamos sentindo e passando agora. Eu faria novamente se fosse preciso. Eu decidi jogar sem máscara, eu sabia que oportunidades como essa (de jogar uma final) não estão sempre ao nosso redor. Então viver esse momento foi o mais importante pra mimdisse Booker, em entrevista coletiva pós-jogo.

Ele havia quebrado o nariz no Jogo 3 das finais da Conferência, em decorrência de um choque com Patrick Beverley, do Los Angeles Clippers.

Devin Booker, 24, carrega consigo um recorde: 70 pontos marcados em uma única partida, em 2017, contra o Boston Celtics. Ali, se tornava o jogador mais jovem da história a alcançar a marca. Booker, vindo do Draft, despontava aos 18 anos no Suns, que não almejava grandes coisas na NBA.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

O ala-armador é filho do ex-jogador da NBA Melvin Booker e acumula uma sequência de médias acima de 20 pontos por jogo nas últimas quatro temporadas. Nas últimas três, acima de 25.

Devin Booker é considerado injustiçado por boa parcela da opinião pública. O atleta, em contraste com seu grande desempenho nas últimas temporadas, não havia frequentado o All-Star Game até o ano passado, quando foi selecionado só após a lesão de Damian Lillard. A ausência no jogo das estrelas da NBA deste ano chegou a irritar LeBron James. Booker foi, de novo, selecionado após a lesão de um jogador: Anthony Davis, desta vez. Mas ele mesmo se machucou depois e não pôde participar.

ESTATÍSTICAS NOS PLAYOFFS: CHRIS PAUL X DEVIN BOOKER

JogadorJogosPontosRebotesAssistênciasRoubadasTocosEficiência
Devin Brooker1627.006.44.80.83.913.82
Chris Paul1418.013.98.71.41.618.55
Números dos atletas por jogo

Phoenix Suns e Milwaukee Bucks se enfrentam nesta terça-feira (6), às 22h, pela primeira partida da Série de 7 das finais da NBA. O jogo será televisionado em TV aberta pela Band, e você pode também acompanhar o tempo real pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo