Olimpíadas

Em dia de finais no karatê, Itália, Japão e Sérvia levam medalhas de ouro

Olympics.com

A manhã desta sexta-feira, 6 de agosto, começou marcada pelas finais do karatê olímpico. Foram três disputas, com as vitórias de Luigi Busà, da Itália, no kumite masculino até 75kg, Kiyuna Ryo, do Japão, na modalidade kata masculino e Jovana Prekovic, da Sérvia, no kumite feminino até 61kg.

Para conquistar o ouro, Busà precisou desempatar um confronto histórico. Ele encarou Rafael Aghaev, do Azerbaijão, detentor de quatro títulos mundiais. Os dois já haviam se enfrentado em duas finais de campeonato europeu, em 2015 deu Aghaev, mas em 2019 Busà levou a melhor. Em Tóquio, Busà venceu por 1 a 0 e desempatou o duelo. Gabor Harspataki, da Hungria e Stanislav Horuna, da Ucrânia, ficaram com o bronze.

No Kata, a final do feminino se repetiu, mais uma vez um duelo entre Espanha e Japão. Se no feminino Sandra Sanchez derrotou Kiyou Shimizu por décimos, agora foi a vez de Ryo Kyiuna vencer Damián Quintero, por 28.72 a 27.66. Ariel Torres, dos Estados Unidos e Ali Sofuoğlu, da Turquia, foram os medalhistas de bronze.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

No feminino até 61kg, Jovana Prekovic não deu chances para as adversárias. Ela sobrou durante toda a competição, mas teve uma final dura contra a chinesa Yins Xiaoyan. A luta terminou empatada em 0 a 0, mas os juízes deram a vitória para Prekovic, campeã mundial de 2018 e europeia de 2021, por superioridade.

Na modalidade kumite, dois atletas disputam uma luta em uma área determinada, por três minutos. O combate se encerra caso um karateca consiga oito pontos de vantagem sobre o adversário ou ao final do tempo determinado. Caso haja empate com pontos, o primeiro atleta a pontuar é declarado vencedor, caso o empate seja sem pontos, os juízes determinarão quem sai vitorioso.

Na modalidade kata, dois atletas apresentam performances individuais e recebem pontuação de sete juízes pelos movimentos realizados, em notas que vão de 5 a 10. As duas maiores notas e as duas menores são descartadas e a somatória das três notas restante será a pontuação final do atleta. Em caso de empate, cada um realiza um kata adicional.

Essa foi a primeira participação do karatê nos Jogos Olímpicos, o esporte é uma das modalidades adicionais específicas da Olimpíada de Tóquio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo