Vasco

Final da Taça Rio pela manhã faz Vasco mudar a programação de treinos do elenco

Foto: Rafael Ribeiro|Vasco

O elenco do Vasco terá que acordar bem cedo nos próximos três dias. Isso porque o primeiro jogo da decisão da Taça Rio, contra o Botafogo, no Nilton Santos, está marcado para domingo, às 11h05. Por isso, os jogadores terão que se adaptar ao horário, o que obrigou o departamento de futebol a mudar a programação.

Na sexta-feira e no sábado, as atividades comandadas pelo técnico Marcelo Cabo serão pela manhã, modificando a rotina das semanas anteriores quando os treinos aconteceram no turno da tarde. Essa mudança contou com o aval do diretor médico Gustavo Caldeira, que explicou os motivos e a importância dessa estratégia para um melhor desempenho no clássico.

– A gente não espera adaptar o ciclo circadiano do atleta em tão pouco tempo, não esperamos tornar a rotina dele completamente adaptável a treinar e jogar de manhã, até porque sabemos que isso leva tempo. A nossa ideia é que o atleta regule o seu sono, passando a dormir mais cedo para acordar mais cedo, saindo da rotina de um dia normal, quando a maioria acorda meio-dia. Isso minimiza aquela sensação de fadiga pela manhã – disse Gustavo Caldeira ao site oficial do Vasco.

A mudança de rotina, além de visar a regulação do sono, também implica na alimentação do jogador, que terá tempo para adaptar o organismo antes da atividade física.

– Temos também o ponto de vista nutricional. O atleta precisa testar o corpo dele, até para saber o que pode ou não comer pela manhã antes de fazer uma atividade física intensa. Tem alguns que só gostam de comer frutas, existem outros que comem cereais com leite, outros preferem massa. Cada atleta reage de uma forma diferente. Então, se não testarmos antes do jogo, corremos o risco de algum problema acontecer durante a partida. Seria como uma roleta russa. Estaríamos indo pro jogo sem real noção ou ciência do que pode acontecer – finalizou o diretor médico em entrevista ao site oficial do clube.

O jogo contra o Botafogo será o primeiro do Vasco pela manhã na atual temporada. Porém a adaptação é mais do que necessária, já que o Cruz-Maltino estreia na Série B, contra o Operário-PR, em São Januário, também às 11h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo