Basquete

Final do NBB terá confronto de gerações entre Cláudio Mortari e Gustavo De Conti

Gustavo de Conti Claudio Mortari
Arte: ENM

As finais do NBB 2020-21 estão chegando. A partir do próximo sábado, 22, Flamengo e São Paulo FC farão o primeiro jogo de uma série de cinco. O duelo entre os clubes contará com a um embate entre gerações: de um lado, Cláudio Mortari, de 73 anos. Do outro, Gustavo De Conti, de 41 anos. Além disso, ambos os treinadores possuem estilos de jogo muito diferentes.

TRAJETÓRIA DOS TÉCNICOS

Cláudio Mortari

Atual técnico do São Paulo FC, é uma das grandes vozes da experiência do basquete brasileiro. São 40 anos destinando a vida à bola laranja e espalhando conhecimento dentro e fora das quadras. Mortari desenvolveu grande parte de sua carreira no Palmeiras começando a trajetória como jogador de basquetebol no clube na década de 60 e se aposentou aos 25 anos para se tornar treinador do verdão.

Após vencer o Mundial Interclubes em 1979 comandando o Esporte Clube Sírio, a atuação de Mortari passou a ser reconhecida. Dali em diante, ele percorreu por inúmeros times do Brasil, tornando-se um dos técnicos mais vitoriosos. Em 2008, assumiu o Esporte Clube Pinheiros (SP) e lá permaneceu por seis anos – com as conquistas da Liga das Américas e o vice-campeonato da Copa no ano de 2013.

A partir de 2018, foi escolhido para comandar o São Paulo FC, que buscava um novo modo de jogo na retomada da equipe ao basquete, isto é, mais ambicioso e inovador. Em 2019, Mortari conduziu o clube ao vice-campeonato da Liga Ouro e às semifinais do Campeonato Paulista. Na atual edição do NBB, o treinador fez uma belíssima temporada e garantiu uma vaga ao Tricolor na final.

Foto: Divulgação/SPFC Basquetebol

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Gustavo de Conti

Do outro lado, Gustavo de Conti, que comanda o Flamengo desde 2018 e possui uma filosofia de jogo bastante diferente de Cláudio Mortari. Gustavinho, como é chamado, construiu sua carreira no Paulistano, desde a época em que era jogador e até o fim de seu legado como comandante no clube da capital paulista. O treinador começou no ano de 1998 como atleta da equipe, mas depois ingressou na carreira de técnico, tanto nas categorias de base como nos profissionais. 

Ao jovem Gustavo não faltam títulos. Quando liderava a base, conquistou cinco troféus estaduais, sendo três na categoria Sub-19, um no Sub-17 e outro no Sub-16. Em razão do bom rendimento obtido com os garotos, foi chamado para ser assistente do elenco adulto em 2005. Os rumos do técnico mudaram pouco antes da temporada 2011 do NBB, quando assumiu o time profissional.

Em apenas 3 anos comandando o Flamengo, De Conti garantiu a Champions League Américas(2020-21), Campeonato Brasileiro (2018-19) e três títulos da Copa Super 8 (2018, 2019 e 2020), além de ter sido três vezes campeão carioca (2018, 2019 e 2020).

Foto: Paula Reis/CRF

EMBATE ENTRE GERAÇÕES

Divididos por 32 anos e filosofias distintas de jogo, Mortari e Gustavo de Conti possuem um único objetivo em comum: o título do NBB 2020-21. No auge de seus 73 anos, o treinador do São Paulo dispõe de uma técnica de jogo mais agressiva e um tanto sofisticada, enquanto Gustavinho é conhecido por revelar e apostar nos jogadores da base. O treinador de 41 anos executou um longo trabalho de reconstrução no elenco e aproveitou a boa fase financeira adquirida pelo clube para montar uma equipe poderosa e intensa.

Pela primeira vez na história, o SPFC chegou às finais do NBB. Isso diz muito sobre a presença – e experiência – de Mortari. O novo projeto incorporado pelo time tem rendido bons frutos. Neste ano, o volume de jogo e a agressividade marcaram os jogos do São Paulo.

O Tricolor, na atual temporada, terminou a fase de classificação em terceiro lugar, com 23 vitórias e sete derrotas. O rubro-negro, por outro lado, manteve a invencibilidade em 2021 com 28 vitórias e duas derrotas ao final da temporada regular e vai em busca da tríplice coroa com o sétimo título do Novo Basquete Brasil.

Confira o dia e horário em que os jogos vão acontecer:

JOGO 1: 22/05 (Sábado), às 16h – ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch

JOGO 2: 24/05 (Segunda-feira), às 20h – ESPN e DAZN

JOGO 3: 27/05 (Quinta-feira), às 18h30 – ESPN, TV Cultura e DAZN

JOGO 4*: 29/05 (Sábado) – horário a definir – ESPN, TV Cultura e DAZN

JOGO 5*: 31/05 (Segunda-feira) – horário a definir – ESPN, TV Cultura e DAZN

*se necessário

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo