Geral

Finalíssima 2022: O que está em jogo para Argentina e Itália

Photo by Claudio Villa-Getty Images
Lionel Messi (L) and Roberto Mancini (R) Photo by Claudio Villa/Getty Images

29 anos depois, o campeão europeu e o campeão sul-americano se enfrentarão em uma ‘supercopa’ no estádio de Wembley, nesta quarta-feira (1), para decidir a melhor seleção de ambos os continentes. Chamada de Finalíssima, sucessora do ‘Troféu Artemio Franchi’ a competição reúne expectativas diferentes para Argentina e Itália.

Para os argentinos, o algoz é o estádio de Wembley, em 6 confrontos dentro do mítico estádio europeu foram 3 empates e 3 derrotas, vencer a Itália no principal estádio britânico será um resultado memorável.

Os sul-americanos encaram o confronto como um grande termômetro para a Copa do Mundo do Catar 2022, tendo em vista da enorme dificuldade que seleções da Conmebol tem em marcar amistosos com seleções europeias.

Lionel Messi, 10 argentino, e capitão da equipe treinada por Lionel Scaloni encara o confronto como uma “final”, uma mistura de rivalidade com a ambição de ser campeão da Europa e da América do Sul, “a seleção joga cada partida como uma final” afirmou.

O treinador argentino, conhecido por mudar suas escalações nas últimas horas, deu indícios que irá respeitar o que treinou em campo. O diário argentino ‘Olé’ antecipou a provável escalação da seleção Argentina para o confronto, sem Paredes, cortado por lesão na coxa, Guido Rodríguez deverá jogar. A imprensa do país afirma que o time titular de hoje deverá ser o mesmo da Copa do Mundo.

Mas não faltam temperos para a decisão, os argentinos encaram como o primeiro grande teste para o Mundial do Catar, o segundo seria o confronto contra o Brasil, já os italianos falam em “encerrar ciclos” para renovar a sua seleção, campeã europeia e não classificada para uma Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva.

 “Se encerra um ciclo contra a Argentina. Vamos recomeçar com os jovens” afirmou Roberto Mancini em uma coletiva de imprensa antes da Finalíssima, esse foi o indício de que o treinador que permanecerá no cargo até 2026 iniciará uma reformulação da atual dona da Europa.

7 dos 11 titulares da final da Eurocopa 2020 contra a Inglaterra deverão estar a disposição do treinador italiano, a partida em Wembley marcará a despedida de Giorgio Chiellini da seleção da Itália. O zagueiro de 37 anos, já se despediu da Juventus e assinará com um clube da MLS (Major League Soccer, dos EUA).

O sentimento entre os italianos sobre a competição é que ela será um ‘prêmio de consolação’ por ficar de fora do Mundial, isso porque a Nations League só terminará em 2023. “Então, lembre-se, sempre jogaremos para vencer, não para testar. Mas o horizonte deve ser o futuro. Queremos construir a seleção que vencerá a próxima Copa do Mundo” completou Mancini.

Tabus para Argentina e Itália

Algoz para argentinos e italianos, Wembley será palco da decisão da Finalíssima 2022

Para os argentinos o retrospecto no confronto é desfavorável, embora equilibrado, são seis derrotas, cinco empates e quatro vitórias em 15 jogos. Nenhum disputado em Wembley, outro tabu para os sul-americanos, que nunca venceram no estádio inglês.

Os argentinos, no entanto, tem uma mística ao seu lado, dos últimos 4 confrontos entre as duas seleções, os sul-americanos venceram todos. A mais memorável foi a eliminação italiana na semifinal da Copa de 1990 em Nápoles nos pênaltis.

Os ‘azzurri’ estão a 35 anos sem vencer os albicelestes, seu último triunfo foi em um amistoso vencido em 1987 por 3×1, em Zurique. Mas assim como os argentinos, os italianos não tem retrospecto favorável no Wembley. Foram 3 vitórias, 7 empates e 6 derrotas.

Embora a última lembrança alegre da Seleção italiana está relacionada com o estádio, em 2021, os italianos conquistaram seu segundo título europeu contra a Inglaterra nos pênaltis.

Os últimos 10 jogos, os italianos só venceram 3 confrontos. Enquanto os argentinos estão invictos a 31 partidas, (20 V e 11 E).

Prováveis escalações e onde assistir

Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson; Pessina, Jorginho, Barella; Bernardeschi, Belotti, Raspadori. Técnico: Roberto Mancini.

FORA: Sirigu, Berardi, Immobile, Zaniolo, Kean, Chiesa, Verratti, Toloi, Insigne

ARGENTINA (4-3-3): E. Martinez; Molina, Romero, Otamendi, Acuna; De Paul, Guido Rodríguez, Lo Celso; Messi, Lautaro, Di Maria. Técnico: Lionel Scaloni.

No Brasil, a Finalíssima entre Argentina e Itália será transmitida pela ESPN e também em sua plataforma de streaming, a Star+. Você acompanha o Tempo Real da decisão pelo Esporte News Mundo a partir de 15:45h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo