Flamengo

Flamengo e Fluminense acontece em meio à polêmica da troca de nome do Maracanã

Maracanã pode mudar de nome e Fla-Flu coincide de acontecer nesse período
Arte: Esporte News Mundo

DANIEL FERNANDES E LARISSA CARVALHO

Na última terça-feira, foi aprovada, por meio de votação, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a mudança do nome do Estádio Jornalista Mário Filho para Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé. A troca de nome do Maracanã traz à tona a história de Mário Filho e tudo o que o jornalista fez para que o estádio fosse o palco de futebol mundial que é hoje. O processo irá à sanção do governador em exercício, Claudio Castro.  

Em meio à polêmica, nada mais paradoxal, que, neste domingo, às 18h, pela terceira rodada do Campeonato Carioca, acontecer mais um Fla-Flu e exatamente no Maracanã, clássico mais importante do Brasil e que teve seu título dado pelo jornalista cujo dá nome ao estádio.

Com isso, o Esporte News Mundo conversou um pouco com Sacha Rodrigues, que é sobrinho-neto de Mário Filho e neto de Nelson Rodrigues. Ele disse que o esfacelamento do estádio vem acontecendo aos poucos e afirmou que é um descaso com a cultura e história.

– Mario Filho desejava e trabalhou por um estádio inclusivo, para o povo. Tanto a localização quanto a capacidade de público comprovam isso. O estádio foi mutilado nas obras para a Copa de 2014, e, durante as obras, o busto de Mario Filho “sumiu”, é mais uma prova do descaso com a nossa história e a nossa cultura. O busto deve estar junto com os vergalhões da perimetral. Não acredito que seja algo pessoal com Mario Filho, reitero, é descaso com as nossas cultura e história de um modo geral, descaso institucionalizado na nossa sociedade. Em mim, como sobrinho neto, doi. Enquanto torcedor e brasileiro, revolta – disse.

Foto: Marcos Queiroz

Mário Filho foi um dos principais jornalistas da história do Brasil. Nos anos 20, ele foi responsável pelo primeiro jornal focado em esportes, intitulado Mundo Sportivo, revolucionando o jornalismo na época. Com o tempo, Mário se tornou bastante conhecido no futebol, sendo responsável, por exemplo, pela criação do termo Fla-Flu.

– FLA x FLU, expressão cunhada por Mario Filho, é sinônimo de polarização. A ALERJ, com esta absurda proposta, votada em um absurdo regime de urgência em plena pandemia, quase criou uma polarização entre Mario Filho e Pelé, não conseguiu pois a absoluta maioria da população é contra a mudança de nome. Na minha opinião “FLA x FLU é FLAmília, e em FLAmília, tudo FLUi – disse Sacha.

A relação de Mário Filho com o Maracanã veio antes da construção do estádio. Os idealizadores do projeto tinham a intenção de construí-lo em Jacarepaguá. No entanto, Mário foi contrário à decisão, com a justificativa de que seria um local de difícil acesso. Assim, o bairro do Maracanã foi escolhido para receber o estádio, que popularmente ficou conhecido pelo mesmo nome.

Em 1966, um mês após a morte do jornalista, foi decidido que o estádio passaria a se chamar Jornalista Mário Filho, em homenagem ao seu maior entusiasta.

Ao lado de seu irmão Nelson Rodrigues, que era torcedor fanático do Fluminense, popularizou termos como o “Fla-Flu”, clássico que começou “40 minutos antes do nada”.

A relação de Mário Filho com o Fla-Flu era tão grande que uma frase ficou eternizada: “Se me perguntarem qual match gosto mais, digo logo Fla-Flu. Aliás, ninguém me pergunta, todo mundo já sabe”. Espera-se que neste domingo o espírito do Fla-Flu esteja tomado pelos times dentro de campo e que aconteça um espetáculo, fazendo uma verdadeira homenagem à Mário Filho.

– A saudade de ir ao Estádio Mario Filho assistir a um jogo, especialmente a um FLA x FLU, é gigante. Mas a saudade de qualquer situação minimamente parecida com o antigo normal é muito maior. Não adianta matar a saudade de estar no estádio se não pudermos nos abraçar e comemorar os gols, juntos, vendo os sorrisos das pessoas sem máscara – destacou.

Flamengo e Fluminense, em ação conjunta, unificaram os dados do clássico e reforçaram a importância da marca Fla-Flu para o futebol. Este será o confronto de número 431 e, a partir de agora, todos os duelos serão numerados. Desta forma, a estatística oficial é: 158 vitórias do Rubro-Negro, 133 triunfos do Tricolor e 139 empates. Além disso, 627 gols marcados pelos rubro-negros e 566 pelos tricolores.

Com unificação do clássico e apoio a Mário Filho, o confronto está marcado pelo Carioca. As equipes vivem fases opostas na competição. Isso porque, o Flamengo está invicto e é o vice-líder, enquanto o Tricolor ainda não pontuou e ocupa a última colocação da tabela.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo