Flamengo

Flamengo é o time da série A que mais cria e desperdiça grandes chances; entenda

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo venceu o Coritiba por 1×0 no último sábado (15) e conquistou a sua primeira vitória apenas na terceira rodada do Brasileiro. Mas além das atuações ruins nos dois primeiros jogos, os números mostram que o rubro-negro até tem criado grandes chances, mas não tem tido a mesma competência para transformar os números em gols.

Segundo dados do “SofaScore”, o Flamengo é o time da série A que mais teve grandes chances criadas e também o que mais desperdiça as mesmas grandes chances. Lances como os de Bruno Henrique nas partidas contra o Atlético-MG e Coritiba mostram claramente que o time carioca tem pecado na hora da finalização, seja por demora no raciocínio ou por simplesmente errar o alvo.

O top 5 das equipes que mais criaram grandes chances é liderado pelo Flamengo (11) empatado com o Internacional (11), depois vem o Athletico (9), Ceará (7) e Grêmio com 5 oportunidades claras de gol.

Inversamente proporcional as chances criadas, o time carioca também desperdiça muitas oportunidades. O Fla desperdiçou 10 grandes chances das 11 construídas no campeonato, é menos de 10% de aproveitamento, péssimo número para o atual campeão brasileiro e que é altamente favorito para o bi-campeonato.

Entre os cinco times que mais desperdiçam chances estão Flamengo (10), Internacional (7), Ceará (6), Athletico (5) e Santos (3). A falta de pontaria do Fla já foi discutida e diversos motivos foram apontados como possível causa do péssimo aproveitamento, entre eles: forma física dos atletas, mudanças no comando do time, excesso de vontade e nervosismo dos jogadores.

Arrascaeta desperdiça oportunidade frente ao goleiro Rafael, do Atlético-MG | Foto: Alexandre Vidal

A má fase dos dois maiores goleadores do Flamengo em 2019 tem forte influência sobre essa média baixa do rubro-negro. Gabriel Barbosa não marca um gol desde Março, no confronto contra o Barcelona-EQU pela Libertadores. Neste Brasileiro, o camisa 9 tem uma média de 2.3 finalizações por jogo e quatro grandes chances desperdiçadas.

Bruno Henrique tem um jejum bem menor, não marca desde 05 de julho, na vitória de 2×0 sobre o Volta Redonda, mas não vem bem desde o retorno da paralisação. No Brasileirão até aqui, o camisa 27 tem média de 1.3 finalizações por jogo e 1 grande chance desperdiçada.

Além de manter a regularidade das boas atuações e voltar a jogar bem, o Flamengo precisa voltar a ser oportunista e não desperdiçar muitas chances. Se quiser mesmo continuar brigando por títulos nessa temporada, o rubro-negro precisa urgentemente melhorar esses números.

Para saber mais sobre o Flamengo, continue acompanhando o Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo