Futebol

Flamengo e Palmeiras serão julgados nesta sexta-feira devido a tumulto na Supercopa

Flamengo e Palmeiras Supercopa
Supercopa do Brasil foi disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Flamengo e Palmeiras serão julgados nesta sexta-feira pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta do tumulto provocado no final do tempo regulamentar da Supercopa do Brasil, disputada em 11 de abril. Denunciados pela Procuradoria, ambos podem receber multa de até R$ 20 mil, cada. O julgamento ocorrerá em sessão virtual, às 11 horas, com transmissão ao vivo do site do Tribunal.

Por volta dos 50 minutos da etapa final, houve um alvoroço no túnel de acesso aos vestiários envolvendo as delegações de ambos os times. A Procuradoria destacou na denúncia que tais fatos tiveram grande destaque na imprensa desportiva e juntou vídeos e links como provas no processo, com o objetivo de comprovar a ocorrência da infração.

Sem a identificação das pessoas envolvidas, Flamengo e Palmeiras foram denunciados por participarem de tumulto durante a partida, infração descrita no artigo 257 do CBJD, correndo o risco de receberem multa de até R$ 20 mil, cada.

O técnico do Verdão, Abel Ferreira, e seu auxiliar, João Martins, também serão julgados. Eles foram denunciados por infração ao artigo 258 do CBJD – “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A pena prevista é de suspensão de uma a seis partidas. Portanto, a não ser que sejam absolvidos, ambos terão de cumprir pelo menos um jogo de suspensão. Este viria a ser mais em um confronto contra o próprio Rubro Negro carioca, já que os dois serão adversários logo na primeira rodada do Brasileirão, no dia 29 ou 30 de maio.

Na súmula, foi relatado que eles ofenderam de maneira consistente o árbitro do confronto, Leandro Pedro Vuaden. Abel, expulso com cartão vermelho direto aos 30 minutos do primeiro tempo, segundo o documento, teria dito: “Você é um tendencioso do c*”. Foi informado ainda que Abel deixou a área técnica e seguiu com as reclamações mesmo após a advertência anterior com cartão amarelo.

Já seu auxiliar foi advertido com vermelho direto no segundo tempo depois de contestar as decisões da arbitragem da seguinte forma, de acordo com a súmula: “Você é ruim, fraco pra c*!” Ele ainda teria seguido repetindo essas palavras mesmo depois da sua exclusão do campo do Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O duelo foi emocionante e terminou empatado em 2 a 2. Nas penalidades, o Mengão levou a melhor e ficou com o bicampeonato da Supercopa, faturando 7 milhões de reais e encurtando a distância para o próprio Palmeiras em títulos nacionais.

Leia também:

+Diego Alves e Renê iniciam tratamento no Flamengo; Rodrigo Caio volta a treinar e pode enfrentar o Volta Redonda

+Gabigol presenteia Zico após igualar recorde do Flamengo na Libertadores

Para saber tudo sobre o Flamengo e o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo