Outro lado

Flamengo emite nota contra coluna de jornalista de O Globo

Foto: Divulgação/Flamengo

Em sua coluna no “O Globo” de hoje, o jornalista Bernardo Mello Franco fez críticas à diretoria do Flamengo e sua mobilização para o retorno aos treinos e jogos. Entre outras palavras, Bernardo disse que “a morte do massagista Jorginho, não interrompeu a cruzada dos cartolas contra a quarentena” e que “o Flamengo atropelou decretos do estado e da prefeitura e retomou a rotina no Ninho do Urubu”.

                 

Em nota oficial, o clube rebateu a publicação do jornalista do O Globo. Na nota oficial, entitulada “A verdade dos fatos”, o clube citou, entre outras coisas, “que não sofreu nenhuma multa ou ação judicial por descumprir a legislação municipal ou estadual que tratou do isolamento social ou de sua flexibilização”.

Confira a nota na íntegra:

No jornal O Globo deste domingo, 28 de junho de 2020, o colunista Bernardo Mello Franco teceu contra o Flamengo e sua diretoria comentários totalmente injuriosos, juridicamente equivocados e divorciados da realidade dos fatos, demonstrando que não os apurou e, muito menos, os qualificou corretamente.


Disse o referido colunista, indevidamente, que o Flamengo estaria fazendo uma cruzada contra a quarentena, acrescentando que, em suas palavras, “…o Flamengo atropelou decretos do estado e da prefeitura e retomou a rotina no Ninho do Urubu. No dia do treino clandestino, o presidente Rodolfo Landim voou para Brasília e almoçou com Jair Bolsonaro” (sic).

 É imperioso registrar a verdade dos fatos. O Flamengo jamais atropelou ou descumpriu as determinações emanadas pelas autoridades municipais e estaduais. Ao contrário disso, dispunha de pareceres jurídicos de que poderia fazer trabalho de fisioterapia e recuperação muscular, desde que com distanciamento mínimo de 2 metros entre os atletas e com observância das regras sanitárias, hoje chamadas de “regras de ouro”.


Além de prestar obediência às autoridades públicas, o Flamengo prestou informações sobre essas atividades ao Ministério Público do Trabalho e do Estado do Rio de Janeiro, esclarecendo, de forma transparente, que as atividades praticadas no CT observavam à legislação, em especial no que tange ao distanciamento de 2 metros e regras sanitárias.


O Flamengo não sofreu nenhuma multa ou ação judicial por descumprir a legislação municipal ou estadual que tratou do isolamento social ou de sua flexibilização, valendo dizer que recentemente foi o único clube 100% aprovado pela inspeção sanitária realizada pelo Município do Rio de Janeiro.


Causa espécie que o referido colunista, diante da cautela do Clube, venha atribuir o adjetivo “negacionista” ao presidente do Flamengo. O Flamengo, desde que iniciada a pandemia no Brasil, atuou fortemente através de sua vice-presidência de Responsabilidade Social, para ajudar a minorar os danos derivados da crise da saúde pública.


O Flamengo, diretamente, tem distribuído inúmeras cestas básicas, 200 mil frascos de álcool gel, liberou sua marca para confecção de máscaras e patrocinou uma “Live”, que teve mais de um milhão de acessos e que divulgou ações e arrecadou doações para entidades de filantropia poderem desempenhar seu papel social. 


Não há nada de negacionista ou de cruzada contra a quarentena. O que existe é um trabalho responsável e que preza o respeito à lei e aos gestores da cidade e do Estado do Rio de Janeiro.  

Por fim, é importante registar que a relação do Presidente do Flamengo com o Presidente do Brasil é puramente institucional, entre os mandatários de duas Nações. A alegação do dito repórter de que há “mistura entre bola e política que ofende torcedores e desonra as tradições do clube” não é séria.
O colunista do jornal O Globo não possui qualificações para falar sobre a honra ou a tradição rubro-negras e seu texto, na realidade, é que envergonha a isenção e investigação que deveriam pautar o trabalho da profissão que desempenha.


Conselho Diretor 

Presidência  do Conselho de Administração 
Presidência  do Conselho Deliberativo
Presidência do Conselho Fiscal
Presidência dos Grandes Beneméritos
Presidência da Assembleia Geral

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo