Flamengo

Flamengo tem ano histórico nas categorias de base com recorde de títulos; confira os destaques

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

A temporada 2022 do Flamengo no profissional foi inesquecível com os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores no profissional. Porém, as conquistas nas categorias de base do Rubro-Negro foram ainda maiores e com direito a recorde histórico de taças de um clube brasileiro em um único ano.

                 

+ Elenco do Flamengo se reapresenta para a temporada 2023 sem quarterto que disputou a Copa

+ Temporada do futebol feminino do Flamengo começa em janeiro de 2023; confira as principais datas

Contando todas as categorias de base foram 47 títulos em 2022, superando a própria marca do Rubro-Negro, quando venceu 27 troféus em 2019 e em 2021. Somando desde o sub-8 ao sub-20, o masculino faturou 44 campeonatos neste ano (sendo três no futsal), enquanto o feminino completou com outras três taças.

Esta coleção de títulos é resultado de um alto investimento do clube na base. Números apresentados pela consultoria Convocados, com parceria da XP, em 2021, constatavam que o Flamengo já havia gastado cerca de R$ 152 milhões com as categorias inferiores (valores corrigidos pelo IPCA). O valor colocado na formação de jovens atletas faz com que o Rubro-Negro chegue como favorito na maioria das competições.

Em entrevista à Globo CBN, o gerente geral da base, Luiz Carlos, falou sobre a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior e sobre a expectativa para a estreia na compeitção.

— A gente tem um elenco bem qualificado, ano passado tivemos boas participações, chegamos à semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20, chegamos à final da Copa do Brasil sub-20. Tivemos um número bem alto de atletas servindo à equipe profissional ainda com idade do sub-20. Então entendemos que vamos ter um elenco à altura do Flamengo para poder representar da melhor forma possível o clube — disse o dirigente.

— Volto a dizer, utilizado a Copa São Paulo para preparar para novos desafios que eles possam ter, e nos preparando da melhor forma possível, com um CT que não falta nada, que tem toda a estrutura e investimento possível da diretoria e do presidente. Então a gente entende que vai gente preparar o melhor time possível para representar o Flamengo na estreia no dia 02 — concluiu Luiz Carlos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Durante o ano de 2022, alguns jogadores que subiram da base se destacaram no profissional, como os casos de Matheus França e Victor Hugo. Outros jogadores tiveram menos tempo no time principal, mas já mostraram potencial nas categorias inferiores, como Mateusão, Mateus Gonçalves, André e Werton.

A temporada 2023 já começa no dia 02 de janeiro para as categorias de base do Flamengo, com a estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, contra o Floresta. No entanto, os torcedores devem assistir as primeiras rodadas do Campeonato Carioca com os mais jovens, como tem sido de praxe nos últimos anos. É a chance do Rubro-Negro mostrar mais uma vez que “Craque, o Flamengo faz em casa”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo