Flamengo

Flamengo x Palmeiras: uma rivalidade interestadual já consolidada

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Os torcedores mais velhos do Flamengo certamente vão se lembrar da rivalidade entre Flamengo e Atlético-MG nos anos 1980. Duas das melhores equipes do Brasil na época, o Urubu e o Galo decidiram Brasileirão em 1980 e ainda fizeram as quartas do Brasileirão em 1986 e as semis da Copa União 1987 – com direito a um jogo polêmico na Libertadores 1981. Outros flamenguistas vão ressaltar o Corinthians, segunda maior torcida do Brasil, como rival do lado de fora do Rio.

Entretanto, de anos para cá, a rivalidade entre Flamengo e Palmeiras tem crescido a cada jogo. Os dois times despontaram no futebol brasileiro por conta de seus poderes financeiros e gestões eficientes. Em 2015, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil – o primeiro título grande de uma série dos que viriam para o Porco, como os Brasileirões em 2016 e 2018. O Flamengo, que sempre corria por fora e, a essa altura, conseguia encostar, foi se consolidar no topo em 2019.

Vale lembrar que o Verdão e o Rubro-Negro disputaram o Brasileirão 2016 intensamente. Esse ano gerou a piada do “cheirinho” entre as torcidas, para zoar o Flamengo. Em 2018, com Palmeiras campeão e Flamengo vice, dessa vez foi a vez do elenco palmeirense reproduzir a piada, em vídeo que ficou marcado: os jogadores passando na frente de uma loja do Flamengo, no aeroporto Santos Dumont, tapando o nariz. Em 2019, com os títulos da Libertadores e do Brasileirão, os jogadores flamenguistas deram o troco, aos gritos de “o Palmeiras não tem Mundial”.

+ Em agenda de observações visando a Copa do Mundo, Tite acompanhará Flamengo x Palmeiras no Maracanã

+ Gabigol iguala marca de lenda do Flamengo e entra no top-15 de maiores artilheiros da história do clube

A rivalidade entre os times não é apenas dentro de campo. Lembrando que o jogo de hoje terá torcida única no Maracanã porque o Flamengo vai exercer direito concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), após o Palmeiras alegar questão de segurança pública para ter torcida única no jogo da 36ª rodada do Brasileirão 2019. Por sinal, nesta edição, o então presidente do Palmeiras Maurício Galiotte chegou a insinuar favorecimento da arbitragem ao Flamengo; o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, respondeu que o mandatário palestrino é como um “gato” que “mia (reclama) e bebe leite (se aproveita)”.

Além das disputas em pontos corridos, os times já tinham história para contar desde o século passado. Flamengo e Palmeiras fizeram a final da Mercosul, em 1999. O empate em 3 a 3 no Palestra Itália garantiu o título ao Rubro-Negro. E no ano de 2021, o duelo, que já contava com embates épicos nos pontos corridos, ganhou capítulos épicos: a Supercopa do Brasil, vencida nos pênaltis pelo Flamengo após ótimo jogo, e a final da Copa Libertadores 2021. O mais importante jogo da história do confronto foi vencido pelo Palmeiras.

Grandes finais. Disputas de títulos brasileiros nos pontos corridos. Provocações dentro e fora de campo. É justo afirmar que a rivalidade interestadual entre Flamengo e Palmeiras já está consolidada; são duas das maiores potências financeiras do futebol brasileiro. Hoje, um novo capítulo será escrito nessa história. E que continue assim!

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo