Fluminense

Fluminense assina contrato de revitalização da sede de Laranjeiras

Foto: Divulgação/Fluminense

No aniversário de 120 anos, o Fluminense tem mais um motivo para comemorar. Nesta quinta (21/07), o clube assinou contrato com o escritório de arquitetura Apiacás e o IDEC – Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura, para a revitalização do estádio e da sede de Laranjeiras, respeitando todas as regras de tombamento.

As melhorias vão possibilitar a realização de jogos oficiais, com capacidade de pouco mais de 7 mil pessoas. O que foi um sonho por muito tempo, começa a ganhar forma e vai sair do papel.

– Estou muito feliz com este avanço. É um sonho da torcida e o mais importante é ser um projeto pé no chão. Não adiantava ter a ilusão de criar um obra grandiosa, que não possa ser feita. O importante é respeitar as leis, saber o que pode ser feito e oferecer um local com segurança para o torcedor. Foi um processo transparente e me sinto honrado em dar mais esse presente para o Fluminense”, disse o presidente Mário Bittencourt.

Com 22 anos de existência e comandado pelos sócios Anderson Freitas e Pedro Barros, o escritório Apiacás foi escolhido por ter atendido aos requisitos do Fluminense e do IDEC, com um plano diretor e um projeto arquitetônico completo:

– Um projeto como esse é interessante e bem-vindo por ter sido pensado pela diretoria do clube, que o entendeu como um programa que precisava ser pensado com calma. Não é um espaço que precisa ser apenas restaurado, ele precisa ser repensado, reprogramado e isso vai além de uma simples revitalização, dentro de novas normas de segurança e modernização. O entendimento é de analisar o clube como uma máquina”, avaliou Anderson Freitas, sócio do Apiacás.

Como a sede do clube é um patrimônio tombado, o IDEC e o INEPAC –  Instituto Estadual do Patrimônio Cultural precisam trabalhar juntos na revitalização. O INEPAC dedica-se à preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, elaborando estudos, fiscalizando e vistoriando obras e bens tombados, emitindo pareceres técnicos. Já o IDEC funciona como elo entre o clube e os arquitetos:

– O IDEC centraliza toda a ação, trabalhando para viabilizar as mudanças e trazer transparência. Por ser um prédio tombado, organizamos o cronograma com os engenheiros, fazemos o acompanhamento de perto dos orçamentos e cronograma. Nosso trabalho é seguir o que a legislação precisa e prestar contas de tudo. Nós conseguimos dizer o que e possível ou não, de acordo com as regras e recursos”, contou Tainá Rodrigues, analista de projetos do IDEC.

Vale lembrar que o Fluminense foi pioneiro e construiu o primeiro estádio de cimento da América Latina, o Estádio de Laranjeiras, que agora será revitalizado. Sede do Campeonato Sul-Americano de Seleções, atual Copa América, e dos Jogos Olímpicos Latino-Americanos, atualmente Jogos Pan-Americanos, é conhecido como o estádio onde o Brasil jamais perdeu.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo