Fluminense

Fluminense foca em Libertadores, mas também busca melhorar em competições nacionais em 2022

Fluminense permanece apático
Foto: Lucas Merçon/FFC

Virou ano, virou a chave. O Fluminense tem como principal objetivo a Copa Libertadores em 2022, contudo, tem como mostrar força nas competições nacionais, principalmente, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Observando as últimas movimentações de 2021, o Tricolor já mostrou ser organizado para começar a temporada com o pé direito.

Como terminou em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, acabou que ficou na pré-Libertadores. O Fluminense abrirá o confronto no dia 22 de fevereiro, às 21h30 (de Brasília), no El Campín, na Colômbia, e decidirá a vaga em casa no dia 1º de março, no mesmo horário. O local, porém, ainda não está definido. Caso avance, o Tricolor pegará Atlético Nacional, da Colômbia, ou quem passar do confronto entre Universidad César Vallejo x Olimpia. Se passar ileso, a equipe carioca terá a chance novamente de entrar na fase de grupos e lutar por título na competição continental.

Depois de oito anos, o Fluminense consegue ir pela segunda vez consecutiva chegar à Libertadores. Em 2021, o Tricolor voltou à competição pelo mesmo número de tempo. No entanto, foi eliminado nas quartas de final pelo Barcelona de Guayaquil após empate no Equador. Foi a terceira vez que o clube chegou entre os oito melhores da América.

+ Acompanhe o dia a dia do Fluminense

Fora a Copa Libertadores, as competições nacionais também são de extrema importância, e o Fluminense também pode mudar este panorama. No Campeonato Brasileiro de 2021, o Tricolor viveu grande instabilidade ao longo do ano, com muitos pontos perdidos fora de casa e soberania ao lado de sua torcida. Essas diferenças deixaram a torcida bastante desconfiada.

Pela Copa do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras também não vive grande sequências nos últimos anos. O clube não sabe o que é passar pelas quartas de final da competição. A última vez que passou da fase foi em 2015, mas foi eliminado para o Palmeiras nos pênaltis. De lá para cá, foram eliminações nas oitavas de final e até mesmo na terceira fase. A recompensa financeira pode ser um estímulo para diretoria.

EXPERIÊNCIA X JUVENTUDE

As contratações de jogadores experientes mostram que o Fluminense quer montar um elenco com mais “canja”. O volante Felipe Melo e o atacante Willian Bigode, que estavam no Palmeiras, somam títulos de Libertadores e de Campeonato Brasileiro e são perfeitamente exemplos disso. O lateral versátil, Mario Pineida, também já mostrou experiência em Libertadores. No ataque, Germán Cano está bem encaminhado com o Flu.

Além dos reforços, Fred, David Braz, Cazares e Ganso são exemplos de mais experiência em campo. Aliado aos jogadores com a idade mais avançada, os “Moleques de Xerém” também pedem passagem, como André, Luiz Henrique, Gabriel Teixeira, John Kennedy e Matheus Martins.

Para comandar esse time, um técnico que conhece bastante o clube: Abel Braga. No ano em que a conquista o tetracampeonato completa dez anos, Abel irá comandar o Fluminense com o objetivo de voltar a erguer troféus pelo Tricolor. No clube, além do Brasileirão de 2012, ele conquistou também duas vezes o Campeonato Carioca (2005 e 2012), duas vezes a Taça Rio (2005 e 2018) e duas vezes e a Taça Guanabara (2012 e 2017). Abelão é também o segundo treinador com mais jogos na história do clube, 328 jogos, atrás apenas de Zezé Moreira, com 474.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo