Demais estaduais

Fluminense-PI conquista título inédito do Campeonato Estadual

FOTO: ARTHUR RIBEIRO/GE

Na noite deste último sábado (30), ocorreu o jogo de volta da final do Campeonato Piauiense, no qual o Fluminense-PI perdeu para o Parnahyba por 1 a 0, mesmo assim, se sagrou campeão da elite estadual pela primeira vez na sua história, pois havia vencido o jogo de ida também por 1 a 0 e jogava pelo empate no agregado para o título.

LEIA TAMBÉM:

CAMPANHA NO ESTADUAL

O Tricolor terminou a fase classificatória como líder, com 9 vitórias em 14 jogos. Na semifinal, eliminou a equipe do 4 de Julho com um empate e uma vitória. Na final, como já citado, foi campeão diante do Parnahyba. Também foi a equipe que mais balançou as redes. Foram 34 gols em 18 jogos, sendo que quase metade desses tentos foram marcados por Mário Sérgio, que se tornou o artilheiro do campeonato com 15 gols.

HISTÓRIA DO CLUBE

O Fluminense-PI é uma clube da capital Teresina, fundado em 1938 ainda com outro nome (Automóvel Esporte Clube), e dez anos depois mudou para o nome que faz alusão à equipe carioca. Foi campeão da segunda divisão em 1967. A partir da década de 1970, o tricolor piauiense passou por um longo período sem disputar competições profissionais, mantendo apenas as categorias de base, até voltar recentemente e ser novamente campeão da divisão de acesso do estadual em 2020. Logo no seu retorno para a elite, foi vice-campeão em 2021, perdendo a final para o Altos.

O clube continua ascensão. Foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Santos, dando trabalho e perdendo nas disputas de pênaltis. Também está disputando a Série D do Campeonato Brasileiro e neste fim de semana teve a maior conquista de sua história.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e inscreva-se no nosso canal no YouTube

MAIORES CAMPEÕES PIAUIENSES

O Fluminense-PI entra na galeria dos campeões do Piauí, mas ainda está longe de se tornar um dos maiores detentores de troféus. O maior campeão estadual é o River, com 31 títulos, seguido por Flamengo-PI com 17, Parnahyba com 13 e Botafogo-PI com 11. A lista segue com muitos times extintos ou inativos. Dentre os principais atualmente, o 4 de Julho detém quatro troféus, assim como o Picos. Já o Altos, vem logo na sequência sendo três vezes campeão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo