Geral

Fluminense vê chances de Libertadores caírem para 12% após derrota contra o Grêmio, aponta estudo

fluminense gremio libertadores
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

O Fluminense foi até Porto Alegre, na terça-feira (9), para enfrentar o Grêmio em partida válida pela 31a rodada do Brasileirão. No duelo de tricolores, o Gaúcho ficou com a melhor e fez o Tricolor Carioca ver suas probabilidades de classificação para a Libertadores caírem para 12%, de acordo com estudo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Até o final de outubro, o Fluminense acumulava mais de 20% de chances de se classificar para a Libertadores, o maior torneio do continente. No entanto, com as recentes derrotas para Santos, Ceará e Grêmio, o clube das Laranjeiras deixou de acumular pontos importantíssimos para a sequência do campeonato e para o objetivo de ficar entre os times do G6.

O cálculo é feito levando em consideração a zona de classificação “original” de seis times, o famoso G6: os quatro primeiros se classificam direto para a fase de grupos e os quinto e sexto colocados jogam a pré-Libertadores. Contudo, com as finais brasileiras nas duas competições (Flamengo e Palmeiras disputam a Libertadores, e Athletico-PR e Bragantino a Sul-Americana), o número de classificados por meio do Brasileirão aumentará.

+ Tetracampeonato do Fluminense completa nove anos; relembre a trajetória

Com Flamengo e Palmeiras no G4 e com a manutenção desse resultado, independentemente do vencedor da final, haveria a existência de mais uma vaga, formando um G7. Na outra disputa continental, o Bragantino está na 5a colocação, empatado com o 4o colocado. Ou seja, em caso de eventual vitória do Massa Bruta, outra vaga poderia ser aberta. E ainda há a final da Copa do Brasil, que será entre Atlético-MG e Athletico-PR, com o Galo liderando o torneio nacional, finalizando, então, um possível G9. Nesse cenário, as chances de classificação do Fluminense para a Libertadores voltam a aumentar consideravelmente.

O próximo jogo do Fluminense será em casa contra o Palmeiras, no domingo (14), às 18h15 (horário de Brasília). A partida contará com transmissão em tempo real do Esporte News Mundo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo