Campeonato Brasileiro

Fluminense X Flamengo: o que esperar da partida

Fotos: Lucas Merçon/Fluminense e Alexandre Vidal/Flamengo

Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro

Clássico carioca pelo Brasileiro Série A no Maracanã! O Fluminense recebe o Flamengo neste sábado, às 19h, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Tricolor das Laranjeiras teve a semana livre e entrará em campo descansado para tentar iniciar uma sequência de vitórias na disputa por vaga na Pré-Libertadores. O Rubro-Negro Carioca, por sua vez, está invicto há 9 partidas e após confronto difícil no meio de semana tenta se aproximar do Atlético Mineiro na briga pela liderança do campeonato. Com esses objetivos em vista, o clássico carioca tem tudo para ser um duro embate entre as equipes.

Fluminense

Após vencer os reservas do Athletico Paranaense no último domingo (17) o time das Laranjeiras tenta se firmar no campeonato e manter o retrospecto recente contra o rival carioca. Para isso o Fluminense precisa superar os problemas no setor criativo, e encontrar uma forma de ser competitivo sem Fred, que lesionado, desfalca até novembro o ataque do tricolor.

O técnico Marcão tem tentado explorar mais a velocidade do time com a configuração mais jovem do ataque e isso pode criar problemas ao sistema defensivo Rubro-negro, que tem cedido muitas oportunidades de contra-ataque aos seus adversários.

Se o ataque de Marcão tem problemas, a defesa sofre poucos gols e parece mais confiável com o retorno do zagueiro Luccas Claro, que tem excelente presença defensiva, especialmente em um sistema que privilegia a proteção dos zagueiros. Além disso, Claro tem um retrospecto de boas atuações contra o Flamengo.

Flamengo

Do lado do Flamengo, temos um time que não inspira confiança em parte da torcida. E precisa recuperar o bom futebol após o duelo pela semifinal da Copa do Brasil no qual sofreu para arrancar um empate no último minuto dos acréscimos.

O Rubro-negro pode ter o desfalque de Gabriel Barbosa, o Gabigol, que é dúvida para o confronto após torção no tornozelo na última quarta-feira (20). Além disso, as confirmadas ausências de Arrascaeta e Bruno Henrique, sem os quais o Flamengo tem enfrentado dificuldades em manter a produção ofensiva. O técnico Renato Gaúcho tem sido criticado pela queda de rendimento do time e por não apresentar alternativas táticas durante os jogos.

Nas apresentações mais recentes, o vice-líder do Campeonato tem mantido uma posse de bola estéril, tem problemas na transição defensiva, é inseguro na saída de bola e sofre com bolas alçadas em sua área.

Apesar dos problemas defensivos, Renato Gaúcho deve abrir mão do zagueiro David Luiz para o confronto. O defensor está recuperado de lesão muscular mas deve ser poupado da partida para priorizar o fortalecimento muscular. Assim, a zaga de deve ter Rodrigo Caio e o criticado Leo Pereira, que para muitos, traz instabilidade ao time tanto na fase defensiva, quanto na ações de transição para o ataque.

Escalações prováveis:

Além dos desfalques por problemas físicos, a escalação do Flamengo pode não ser a esperada. A comissão técnica estuda poupar alguns jogadores visando o confronto de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Marlon; Yago Felipe, André e John Arias; Luiz Henrique, Caio Paulista e Bobadilla.

Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira (Gustavo Henrique) e Renê; Willian Arão, Thiago Maia (Diego), Andreas Pereira e Éverton Ribeiro (Vitinho); Michael e Gabriel (Pedro).

O confronto

As equipes devem ter dificuldade em marcar gols, tendo em vista o retrospecto dos últimos jogos no Brasileiro e nos últimos Fla-Flus. Os 5 confrontos mais recentes entre Fluminense e Flamengo foram bem disputados, mas apresentam um retrospecto melhor para o tricolor, que venceu 3 dos embates, enquanto o Rubro-negro venceu apenas 1 duelo. Foram 6 gols marcados pelo Flu enquanto o Fla marcou 5 vezes. O Fluminense marcou gol em todos os confrontos desta temporada. O Flamengo passou em branco em duas oportunidades.

A partida deve ser difícil para os ataques: podemos esperar o Fluminense bem postado defensivamente, tentando surpreender o rival com transições rápidas de contra-ataque, o Flamengo deve cometer várias faltas táticas para limitar essas ações, os volantes têm grande chance de receber cartões amarelos.

Por outro lado, o Flamengo deve tomar a iniciativa e, em respeito às características de seus jogadores, priorizará ações nas beiradas de campo e linha de fundo, cruzando bolas na área, ou jogadas 1×1 forçadas com os pontas. Isso deve aumentar o número de escanteios e pode favorecer as estatísticas defensivas do Fluminense durante a partida. Apesar das dificuldades das equipes devemos ter um jogo surpreendente, afinal o “Fla-flu é um aí Jesus”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo