Red Bull Bragantino

‘Foi emocionante’, diz Maldonado após vitória do RB Bragantino contra o Flamengo

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Na noite do último sábado (19), Cláudio Maldonado pôde assistir de perto uma vitória heroica do Red Bull Bragantino no Maracanã. O privilégio só lhe foi concedido pois Maurício Barbieri, técnico da equipe, foi punido pelo STJD por indisciplina e suspenso de suas funções de treinador por duas partidas. Assim, o auxiliar técnico transformado em comandante viu sua equipe surpreender os atuais campeões da competição e vencer por 3×2. Em entrevista após a partida, o chileno não economizou nos elogios para a equipe, de modo geral, e certos jogadores, fundamentais para o desempenho positivo.

Ainda um iniciante no universo de técnicos de futebol, Maldonado começou sua carreira fora das quatro linhas somente em 2018, quando fez parte da comissão técnica de Hector Tapia, no Colo-Colo, do Chile. Após algumas oportunidades e experiências em clubes brasileiros e sul-americanos, passou a integrar a equipe de Maurício Barbieri em 2020, enquanto ainda comandava o CSA. Em setembro do mesmo ano, após demissão do clube alagoano, a dupla se viu a caminho de Bragança Paulista, com a missão de assumir o cargo em que se encontram até hoje.

– LEIA MAIS: STJD pune Maurício Barbieri e técnico ficará suspenso por dois jogos

Refletindo acerca da partida, Maldonado se mostrou satisfeito ao destacar, em primeiro lugar, a importância da vitória diante do Flamengo. “Foi muito importante. Até porque a gente já vem tendo uma sequência boa e um retrospecto muito bom, já que não perdemos no Brasileiro ainda. E o time está crescendo. A cada jogo dá para perceber o crescimento em todos os sentidos. E isso nos dá um parâmetro e muita confiança para continuar trabalhando da mesma forma”.

Após exaltar o resultado, não deixou de comentar sobre a tática empregada para surpreender o adversário em sua própria casa. “Temos a filosofia de que iremos jogar sempre pressionando a saída do rival. Sabemos que levamos mais vantagem ao fazer isso, até porque temos jogadores com qualidade o suficiente. Então a gente continua com o mesmo sistema”. Sobre as substituições, disse: “Sabíamos que quando começamos a ficar sem a bola, foi preciso fazer um esforço maior. Então colocamos o Natan para dar segurança e também colocamos o Chrigor, que é sempre um cara de muita velocidade. E isso deu muito certo. Logicamente, num contra-ataque, conseguimos fazer uma boa jogada e o Chrigor teve a felicidade de fazer o gol”.

Para saber tudo sobre o RED BULL BRAGANTINO, siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Passando para comentários mais pontuais, Maldonando explicou o raciocínio por trás da escolha dos três jogadores que atuaram no meio campo. “Como o Flamengo é um time muito qualificado, de bons jogadores e que fica flutuando, colocamos três jogadores de muita intensidade e de marcação para poder ter um controle melhor do jogo. Logicamente, conseguimos em alguns momentos, em outros não, mas esses três jogadores foram muito importantes para mantermos o controle e equilíbrio do time”. O chileno ainda exaltou a evolução e importância de Ramires dentro do esquema tático da equipe, dizendo: “O Ramires tem melhorado, tem contribuído e tem ajudado muito o time em todos os sentidos. A gente pode utilizar ele em várias posições, tanto no meio, como de volante, que ele fez quando não tínhamos o Raul disponível. Ele vem amadurecendo muito bem e muito rápido, portanto confiamos muito no trabalho e no desenvolvimento dele”.

Se referindo a Chrigor e o gol decisivo, o comandante celebrou o trabalho feito com o atacante, expondo a influência direta que o treinamento exerceu na partida de sábado. “Nós temos um trabalho técnico individual que desenvolvemos com os meninos que apresentam alguma carência. No caso do Chrigor, acho que para nós foi uma felicidade [o gol de hoje]. Ele tinha habilidade para cabecear, mas não tinha um cabeceio de tanta qualidade; então tivemos que trabalhar com ele isso”.

Quando perguntado qual a melhor palavra que definiria a partida contra o Flamengo, Maldonado fez questão de frisar a emoção. “Foi emocionante. Eu acho que é isso, até porque foi um jogo muito equilibrado durante o primeiro tempo. Sabíamos da qualidade do Flamengo, mas também tínhamos em mente que, mantendo uma organização e intensidade, poderíamos alcançar o resultado positivo”.

Por fim, o auxiliar técnico não demonstrou nenhuma certeza acerca da volta de Claudinho ao elenco titular, dizendo: “Veremos com o departamento médico, a parte fisiológica e mental. Vamos analisar tudo isso a partir de segunda-feira”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo