Cruzeiro

Formato diferente e times extintos: conheça a última vez que o Cruzeiro ficou fora do G4 do Campeonato Mineiro

Foto: Divulgação/Cruzeiro.

O ano era 1957. Juscelino Kubitschek estava na presidência, com a sua atenção focada na construção da nova capital do país. Pelé estreava com a camisa da Seleção Brasileira. Os primeiros modelos da Kombi percorriam as estradas brasileiras e o Fusca consolidava o seu caminho como um dos carros populares mais marcantes entre os brasileiros. 

Assim era o mundo na última vez que o Cruzeiro ficou fora do G4 do Campeonato Mineiro. Na época, o torneio tinha nome, formato e status bem diferente do que conhecemos hoje. O Campeonato da Cidade era um das principais competições disputadas pelos times mineiros, com uma agenda de jogos que eram disputados no segundo semestre. Na década de 50, o torneio era dividido em turno e returno, sendo que os campeões de cada etapa se enfrentavam na grande final, divida em uma melhor de três jogos.  

Com 112 gols em 360 jogos, o ponta esquerda Raimundinho ocupa a décima posição na lista de artilheiros do Cruzeiro. Foto: Reprodução/Cruzeiro.

O Campeonato Municipal de Belo Horizonte de 1957, última edição antes da mudança definitiva de nome, foi disputado por dez equipes. Entre elas estavam alguns dos times mais tradicionais do futebol mineiro, como Villa Nova e o Democrata de Sete Lagoas, e outros que seriam extintos ou relegados ao amadorismo, como o Metalusina Esporte Clube, Sete de Setembro e Associação Atlética Asas. A Raposa chegou para a competição após ter se sagrado campeã junta com o Atlético-MG no ano anterior, por conta de um imbróglio jurídico envolvendo a participação irregular de um dos atletas alvinegros, o zagueiro Laércio, que não teria apresentado o certificado de dispensa do exército. 

No elenco, o time do Cruzeiro contava com algumas lendas do passado, como os artilheiros Raimundinho (112 gols) e Dirceu Pantera (72 gols). A Raposa terminou o primeiro turno na terceira posição, quatro pontos atrás do líder Democrata de Sete Lagoas. Porém, a segunda etapa não foi tão gentil para o time celeste, que conquistou apenas três vitórias em nove jogos. O Cruzeiro terminou o Campeonato Municipal de 1957 na quinta posição na classificação geral do Campeonato Mineiro, apenas três pontos atrás do rival Atlético-MG. O troféu da competição ficou com o América, que derrotou o Democrata na grande final.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Cruzeiro vence Caldense, mas fica fora do G4 do Campeonato Mineiro - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo