Futebol Mineiro

Formiga é imortalizada em memorial do Mineirão e recebe homenagens de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro

Foto: Divulgação/Mineirão

Na manhã desta terça-feira (15), o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, foi palco de mais um capítulo histórico do futebol brasileiro. Miraildes Maciel Mota, ou, simplesmente, Formiga, volante que atualmente defende o São Paulo e fez história na Seleção Brasileira, teve seus pés imortalizados na Calçada da Fama do Gigante da Pampulha.

Mais do que isso, a jogadora recebeu homenagens de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. Foi entregue, pelas mãos das capitãs das três grandes equipes do futebol mineiro, camisas do Coelho, do Galo e da Raposa, personalizadas com o número 8, utilizado por Formiga durante grande parte de sua carreira.

Figura de grande importância no futebol feminino e primeira mulher a ser imortalizada na Calçada da Fama do Mineirão, Formiga revelou surpresa com a homenagem. Para ela, era algo muito distante, visto o preconceito que ainda permeia a categoria. Confira o que foi dito:

— Eu fiquei surpresa porque é muito difícil ver alguém querer homenagear uma jogadora de futebol, pelo preconceito que ainda enfrentamos no nosso país. Isso acontecendo engrandece ainda mais o nosso trabalho e a nossa luta, do futebol feminino, por esse reconhecimento.

Leia também: Cruzeiro tem lucro de quase R$ 200 mil em goleada pelo Campeonato Mineiro

Atleta que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira, em 234 partidas, Formiga contabiliza 37 gols marcados, sete Copas do Mundo e Sete Olimpíadas. Na galeria de conquistas, com a camisa amarela, a jogadora empilha três títulos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015), além de duas medalhas de prata olímpicas (em Atrenas-2004 e Pequim-2008) e o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007, na China.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo