Olimpíadas

Formiga se torna a futebolista com mais participações em jogos olímpicos

(Foto: Sam Robles/CBF)

Na madrugada dessa quarta-feira (21), mais precisamente às 5h (horário de Brasília), a Seleção Brasileira Feminina estreou com o pé direito nas Olimpíadas de Tóquio, ao golear a China por 5 a 0. O duelo teve um sabor especial, principalmente para a meio-campista Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, que quebrou o recorde de participações em jogos olímpicos.

Leia mais sobre as Olimpíadas de Tóquio

+ Com dois gols sobre a China, Marta se torna a primeira jogadora a marcar em cinco edições de Jogos Olímpicos

+ Brasil, Espanha e mais: veja as seleções masculinas favoritas em Tóquio

+ ‘Aqui não tem vaidade’ diz Marta após vitória da seleção sobre a China

Ao entrar em campo na madrugada dessa quarta-feira, Formiga se tornou a jogadora de futebol, entre homens e mulheres, que mais vezes disputou diferentes edições dos Jogos Olímpicos. Ao todo, desde a estreia na Olimpíada de Atlanta, em 1996, a meio-campista esteve presente em sete edições do maior evento de esportes do mundo.

— É gratificante. Sou grata a Deus por me dar saúde para estar aqui mais uma vez. Integrar esse grupo e poder pensar em melhorias para o futebol feminino, continuar contribuindo com a modalidade, é maravilhoso — comemorou, Formiga.

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

Veja a lista de participações de Formiga em Jogos Olímpicos:

  • Atlanta, 1996
  • Sidney, 2000
  • Atenas, 2004
  • Pequim, 2008
  • Londres, 2012
  • Rio de Janeiros, 2016
  • Tóquio, 2021

Apesar de tantas participações, Formiga ainda busca o tão sonhado ouro olímpico, que pode acontecer em Tóquio. Até aqui, a craque brasileira conquistou duas medalhas de prata, sendo elas em Atenas (2004) e Pequim (2008).

Após golear a China, por 5 a 0, com gols de Debinha, Bia Zaneratto, Andressa Alves e Marta (2x), a Seleção Brasileira Feminina volta à campo no sábado (23), às 8h (horário de Brasília), para enfrentar a Holanda, pela segunda rodada do Grupo F. O palco do confronto será novamente em Miyagi.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo