Automobilismo

Fórmula 1 confirma GP do Catar em 2021; corrida substitui evento na Austrália

O Circuito Internacional de Losail foi confirmado como o substituto para o GP da Austrália, cancelado para 2021.

Foto: Divulgação / Formula 1

A Fórmula 1 confirmou nesta quinta-feira (30) que o Circuito Internacional de Losail, no Catar, será parte do calendário da categoria neste ano. O GP substitui a corrida da Austrália, na 20ª rodada do campeonato.

A corrida em Doha será disputada no fim de semana dos dias 19 a 21 de novembro, logo após o GP de São Paulo. Apesar de só estrear neste ano na Fórmula 1, o Circuito Internacional de Losali, construído em 2004, já tinha a licença necessária, e inclusive era sede de eventos da MotoGP.

Além do acordo para a presença do circuito neste ano, a Fórmula 1 e a Federação de Automobilismo e Motociclismo do Catar já assinaram um acordo para o país sediar a categoria por mais 10 anos a partir de 2023, ainda indefinido se será na mesma pista.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Jean Todt, parabenizou o acordo feito durante “tempos difíceis” e adicionou:

— Esse comprometimento com a F1 a longo prazo, e também a organização da Copa do Mundo da FIFA de 2022, e muitos outros eventos internacionais, é mais um exemplo da forte paixão do Catar pelo esporte.

Sobre o traçado, o Circuito Internacional de Losail tem 5.38 quilômetros no total, sendo uma distância próxima ao circuito de Melbourne, na Austrália. Assim como no GP do Bahrein, tem uma reta longa dos boxes seguida para uma curva fechada, provavelmente o melhor ponto de ultrapassagem com o uso de DRS.

Circuito Internacional de Losail (Foto: Divulgação / F1)
Foto: Divulgação / F1

Ainda não há a informação se será uma corrida diurna ou noturna, já que o local tem a capacidade de ambas as situações. A MotoGP, por exemplo, já teve corridas noturnas no circuito. 

Pelo período do ano, a temperatura não deve ser um grande diferencial, possibilitando uma corrida diurna. Sobre a localização, a pista ainda tem um contorno de grama artificial para impedir que a areia entre no circuito, sujando o traçado e diminuindo a aderência.

Circuito foi construído em 2004 e integra F1 a partir de 2021 (Foto: Divulgação / F1)
Foto: Divulgação / F1

Apesar de ser a última corrida de uma sequência de três fins de semana (México, Brasil e Catar), o GP em Doha será o primeiro da trilogia árabe no fim da temporada de 2021. Isso porque, além de Losail, o calendário da F1 também terá o estreante GP da Arábia Saudita, e pra finalizar o ano, o circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo