Automobilismo

Fórmula 1 deve cancelar o Grande Prêmio do Brasil 2020

O governador do Estado de São Paulo, João Dória e o diretor executivo da Fórmula 1, Chase Carey/ Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

O Grande Prêmio do Brasil deve ser cancelado em 2020, segundo informações apuradas pela Revista Veja. Além da corrida em Interlagos, Estados Unidos e México também não deverão sediar provas este ano. O principal motivo são os números de infectados e mortos nos países do continente americano. Os EUA e o Brasil são, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares do mundo no quesito infectados e mortos pela COVID-19. Será a primeira vez em 48 anos que uma prova da principal categoria do automobilismo não será disputada em solo brasileiro.

O Chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, já tinha dado indícios que isso iria ocorrer em entrevista à rede britânica BBC. “Olhando para esses países agora, você não pode imaginar que iríamos para lá.”

“Baseado em minhas conversas com Chase Carey (CEO da Fórmula 1), ele não quer fechar nenhuma porta, mas não parece que iremos para lá”, completou Wolff.

Outros fatores

Como dito anteriormente, a pandemia do novo coronavírus é a principal causa do cancelamento das corridas. Contudo, também deve-se levar em conta, as questões logísticas e financeiras. Para realizar as provas no continente americano, a Fórmula 1 teria um grande gasto trazendo os equipamentos em navios e aviões. Mas como as corridas provavelmente não contariam com a presença das torcidas presentes nos autódromos, a Liberty não teria lucro com as provas. No caso do Brasil, especificamente, não é pago a Taxa de Realização do Grande Prêmio do Brasil no contrato atual da categoria com a prefeitura de São Paulo.

Se as corridas do continente americano realmente forem canceladas, o número de GPs cancelados em 2020 subirá para dez. Austrália, Azerbaijão, França, Holanda, Japão, Mônaco e Singapura já haviam anunciado seus respectivos cancelamentos. As corridas da China, Canadá, Vietnã e Barein foram adiadas e ainda não foi estipulado uma data para as mesmas acontecerem.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no  TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo