Copa do Brasil

Fortaleza e Ceará se enfrentam em mais um clássico decisivo

Divulgação/Ceará

O Clássico-Rei vem ganhando cada vez mais destaque no âmbito nacional nos últimos anos. Com jogos importantes disputados na Copa do Nordeste, na Série A e até na Copa do Brasil, as equipes cearenses comprovam sua ascenção dentro e fora de campo.

LEIA TAMBÉM: Fortaleza x Ceará: informações, prováveis escalações, onde assistir e palpites

Nesta quarta-feira (22), Fortaleza e Ceará entram em campo mais uma vez, desta vez pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Confira o retrospecto das últimas vezes em que o Clássico-Rei foi disputado em decisões importantes:

Semifinal – Copa do Nordeste 2020
Tal qual a Brasil e Argentina na Copa do Mundo ou Barcelona e Real Madrid na Champions League, um dos grandes sonhos dos amantes do futebol cearense, é ver Ceará e Fortaleza decidindo a Copa do Nordeste. Nenhuma das três finais aconteceu.
Entretanto, em 2020, veio uma prévia desse gostinho. Do mesmo lado da chave, os rivais acabaram se encontrando nas semifinais do torneio. Algo inédito, já que só haviam se enfrentado nas fases de grupo do certame, inclusive, na mesma edição. Outra coisa era inédita e por sua vez, histórica, naquele duelo. Por causa da pandemia, a fase final do torneio foi disputada em sede única. O local escolhido foi Salvador. Pela primeira vez, o principal clássico do futebol cearense era disputado fora de seu estado.
No jogo, o favorito Fortaleza, comandado por Rogério Ceni, foi surpreendido por um gol de bola parada, aos 24 minutos, marcado por Klaus. Foi a primeira grande apresentação do Ceará de Guto Ferreira, então recém chegado. O Alvinegro segurou o rival, que tinha a posse de bola, mas não conseguia criar. A vitória foi uma das principais da campanha, que alcançou o título regional daquela edição.

Reencontro no Brasileirão
Em 2009, os rivais cearenses estavam na Série B do Brasileirão. Naquela edição, o Vovô saiu da lanterna do campeonato, ascendendo ao final do mesmo, o acesso à Série A nacional. Em sentido contrário, o Leão fez uma campanha bem ruim e acabou rebaixado para à Série C. A partir daí, foram longos 10 anos sem Clássico-Rei em torneios nacionais.
A espera foi longa, mas o reencontro foi em grande estilo. Com o acesso do Ceará em 2017 e do Fortaleza no ano seguinte, os rivais ficaram frente à frente na edição 2019. Falando apenas em jogos na elite do Brasileirão, foram 26 anos sem confronto.
Desde então, foram 7 jogos, lembrando que na edição 2022, já houve duelo no primeiro turno. O Ceará leva ampla vantagem. Foram seis vitórias e apenas uma derrota, com direito a goleada por 4×0, na edição 2021.

Copa do Brasil – 2021

Em 2021, as duas equipes também se enfrentaram pela Copa do Brasil. Na época, o duelo ocorreu na 3ª fase da competição nacional. Com os dois jogos disputados na Arena Castelão, o primeiro, com o mando de campo do Fortaleza, terminou empatado em 1 a 1. No duelo de volta, o time de Vojvoda venceu com autoridade, pelo placar de 3 a 0 – Com dois gols de David e um de Felipe – assim, avançando às oitavas de final do torneio. Protagonista desta edição, o Tricolor do Pici foi eliminado apenas nas semifinais, quando foi batido pelo Atlético-MG.

Copa do Brasil – 2022

Desta vez, o duelo ocorre na fase de oitavas de final da Copa do Brasil. As duas equipes são as duas representantes do Nordeste no torneio, também estando na disputa da Libertadores (Fortaleza) e da Sul-Americana (Ceará). Com o primeiro duelo marcado para esta quarta (22), o jogo de volta também será na Arena Castelão, no próximo dia 13 de Julho. Para este jogo, o Vozão defende um tabu de não perder para o rival há quatro jogos. A última vitória do Fortaleza, se deu justamente pela Copa do Brasil de 2021. De lá para cá, o Ceará soma três vitórias, além de um empate.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo