Fortaleza

Fortaleza define recorde histórico de rodadas seguidas no G4 da Série A

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Nesse último domingo (04), encerrou-se a nona rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2021. O Fortaleza, com a derrota diante do Athletico-PR e com a vitória do Atlético-MG sobre a equipe do Cuiabá, perdeu uma posição na tabela, caiu para a quinta colocação na classificação e, dessa forma, saiu do G4 da competição nacional após oito rodadas. O feito, porém, entrou para a história do Tricolor de Aço.

+ LEIA MAIS | Opinião: Gustavo Coutinho merece chances no time principal do Fortaleza

Na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro Série A, o Fortaleza nunca esteve entre os quatro primeiros, ou seja, no famoso “G4” do certame. Já em 2021, o Leão figurou entre as quatro primeiras posições pelas oito rodadas iniciais da competição (com direito à liderança em três delas) e, dessa maneira, estabeleceu o novo recorde da história do clube de rodadas consecutivas no G4 da elite nacional. No estado, porém, a maior marca é do seu arquirrival Ceará, que, em 2010, somou dez rodadas seguidas entre os quatro primeiros na tabela de classificação do Brasileirão.

Cabe ressaltar, ainda, que, em relação ao primeiro lugar na tabela, o recorde do Fortaleza, que, obviamente, nunca havia liderado o torneio, também foi definido nesta temporada, com as três rodadas (segunda, terceira e quarta) na liderança da Série A. Esta é, inclusive, a maior sequência de um clube cearense como líder do Brasileirão na era dos pontos corridos.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Fortaleza, siga o Esporte News Mundo no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Fortaleza ainda detém, também, outros recordes dentro do Campeonato Brasileiro Série A de pontos corridos. O Leão do Pici possui as campanhas com mais pontos (55 pontos em 2005) e com melhor aproveitamento (46,5% em 2019) de um cearense na elite do futebol brasileiro. Conquistou, também, a melhor colocação do futebol cearense na tabela de classificação da primeira divisão do País (9º lugar em 2019). Além disso, o Tricolor de Aço possui as campanhas com mais gols feitos por um time do estado na Série A, com 58 gols marcados em 2003 e em 2005.

Apesar de nunca ter passado rodadas no G4 do Campeonato Brasileiro Série A, o Fortaleza já foi, em contrapartida, duas vezes vice-campeão nacional. Ainda na época da Taça Brasil, o Leão do Pici fez história ao terminar as competições de 1960 e 1968 com o segundo lugar. Até hoje, é a melhor marca de um cearense na primeira divisão do futebol brasileiro, superando a terceira colocação do arquirrival Ceará no ano de 1964.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo