Campeonato Paulista

Em meio à fase mais restritiva de São Paulo, FPF entrega protocolo de segurança ao Ministério Público para retorno do Paulistão

FPF entrega protocolo de segurança ao MP para continuidade do Paulistão
Foto: Rodrigo Corsi/FPF

A Federação Paulista de Futebol (FPF) entregou na noite desta segunda-feira (29) o novo protocolo de segurança ao Ministério Público (MP) para a continuidade do Campeonato Paulista, em meio à fase mais restritiva do Plano São Paulo. O principal ponto apresentado é a mudança de horário da realização das partidas, que começariam somente após as 20h, quando inicia o toque de recolher no estado.

Conforme era esperado após a reunião da parte da manhã – entre FPF, clubes da primeira elite estadual e sindicatos envolvidos -, a proposta também fortalece outras medidas de segurança, como: as testagens seriam feitas com maior frequência, as comissões técnicas e atletas ficariam alojados em bolhas (hotéis, centros de treinamento etc), enquanto o deslocamento só seria permitido para os jogos.

Além disso, outra medida importante é a redução do efetivo de pessoas presentes em cada partida. A FPF espera que o órgão seja mais maleável com os novos tópicos inseridos no protocolo. O grande problema para a entidade de futebol é o calendário das equipes que disputam as primeiras divisões nacionais: Corinthians, Guarani Palmeiras, Santos São Paulo, Ponte Preta e Red Bull Bragantino. Todos esses seriam mais afetados por conta do início do Brasileirão séries A e B, sem mencionar outros campeonatos, como Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

Uma das soluções encontradas pela FPF é a realização apenas das partidas desses clubes mais atarefados até o dia 11 de abril, quando termina a fase mais restritiva do Governo de São Paulo no combate ao novo coronavírus. Há a possibilidade do governador João Doria prolongar as restrições, dependendo do número de internações em território paulista. Ao menos a região metropolitana apresentou queda no índice nesta segunda, após 38 dias de altas.

Ainda não está descartada a possibilidade de realocar essas partidas para outros estados do país, assim como aconteceu na semana passada – Mirassol contra Corinthians, e Palmeiras diante do São Bento foram realizados no Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda.

Quer saber mais sobre o Campeonato Paulista, siga o Esporte News Mundo pelo TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo